Prefeito, secretária da saúde, vereador e presidente do SINSEMA se posicionam contra falas de Bolsonaro sobre coronavírus


Bolsonaro deixou grande parte da população estarrecida com seu discurso sobre a pandemia do coronavirus.
(FOTO/ Reprodução).

Texto: Nicolau Neto

Decorrido mais de 24 horas da fala do presidente da república, Jair Bolsonaro (sem partido), em rede nacional, que causou espanto e indignação dos principais representantes políticos do pais e deixou grande parte de professores, professoras e demais pessoas da sociedade civil estarrecidas, nenhuma liderança política de Altaneira, na microrregião do cariri oeste, havia se manifestado sobre o fato.

A nossa redação chegou inclusive a solicitar o posicionamento destes, mas até as primeiras horas da manhã de hoje ninguém havia se manifestado. Exceto um comentário do presidente da Câmara, Adeilton Silva (PSD), que circulou no Blog de Altaneira na manhã desta quinta-feira (26), administrado pelo advogado Raimundo Soares Filho.

No Blog supracitado, o presidente da Câmara considerou o discurso de Bolsonaro “desnecessário, descabido” e que não se espera “de alguém que representa o estado brasileiro”. Ainda segundo Adeilton, Bolsonaro “vem sendo muito pressionado pelo seu eleitorado que, em boa proporção, é composto por comerciantes, caminhoneiros, alguns desses prejudicados diretamente com as medidas dos governadores”. O vereador destacou ainda que o presidente demonstra “despreparo para lhe dar com situações emergenciais. E não tem conhecimento da causa para decidir e aconselhar a população a deixar o plano de isolamento social, desrespeitando as orientações dos órgãos de saúde”.

Por fim, Adeilton fez um elogio ao Ministra da Saúde, Mandetta. “Nossa felicidade é que temos um ministro de saúde que tem feito um grande trabalho, agindo muito diferente do que o presidente”, escreveu.

Em comentário no texto escrito pelo professor universitário Carlos Alberto Tolovi e publicado neste Blog (clique aqui e confira), o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Altaneira (Sinsema), o professor José Evantuil, criticou a postura de Bolsonaro. Ele arguiu que “o presidente apenas senta na cadeira”. Para o sindicalista, “o comando ta com os magnatas do agronegócio com a procuração que os brasileiros deram, infelizmente”. (SIC).

Não havendo manifestação do prefeito, Dariomar Rodrigues (PT) e da Secretária Municipal da Saúde, Jamila Landim, nossa redação resolveu entrar em contato.

De acordo com a secretária da saúde, o discurso do presidente não lhe surpreendeu. “Ele é imaturo e inconsequente, o discurso irresponsável vem apenas comprovar mais uma vez a total falta de capacidade do mesmo em controlar a própria boca”, disse ao Blog.

Jamila destacou também que Bolsonaro “mostrou mais uma vez sua falta de empatia com as massas” e encerrou dizendo “é lamentável, mas cada um só da o que tem”.

Já o prefeito avaliou que “não se pode desconsiderar nada que alguém fala, mas é não respeitar no sentido de qual atitude que precisa ser tomada no momento dessa pandemia”. Dariomar mencionou “que o presidente da república, como sempre, fala demais de algo que não entende”. “Tenta se posicionar em assuntos técnicos que ele não possui conhecimento e acaba por falar besteiras”.

Diante deste quadro o prefeito disse ao Blog “que cidadãos e cidadãs tem que ter bom senso para saber qual autoridade está tomando medidas que fazem sentido, a exemplo do governador Camilo Santana e o que eu tento fazer todo dia é seguir as suas orientações dele nesse sentido, principalmente em relação ao coronavirus, mas também no cuidado social, no cuidado da infância”, dentre outras.

O prefeito disse ainda que apesar das atitudes do presidente, ele enquanto prefeito é quem tem a decisão final e que irá seguir a adotada pelo governador Camilo.

Impactos da Covid -19 sobre a economia

Dariomar também falou sobre os impactos econômicos com o coronavirus. “O meu intuito no município de Altaneira é salvar vidas, pois entendo que vidas valem mais que dinheiro”, disse.

“Então as pessoas valem mais que dinheiro, eu entendo demais que vai ter uma crise financeira. Vamos passar por uma crise pós-pandemia. Só que temos que entender que estamos reduzindo a receita, evitando que as pessoas andem e isso permite que o consumo diminua. Se o consumo diminuir é lógico que a quantidade de impostos pagos será menor, o que gera impacto negativo na arrecadação municipal, estadual e federal”, destacou. E continuou ao frisar que “se é menor a gente tem que reduzir nossas despesas”.

Nesse sentido, mencionou que a população já precisa pensar em redução e em corte, sendo, pois inevitável. “Como o coronavirus ataca a todos nós sem distinção, o corte de gastos ataca a toda a população altaneirenses”. O prefeito disse ao Blog que não sabe ainda o que tanto que será cortado, visto ser impossível agora saber o tamanho do corte dessas despesas.

Então, vamos por parte. Primeiro a gente evita que as pessoas sejam contaminadas indo na contramão do presidente que quer que o consumo retorne, mas não é possível agora. O que a gente tem que intensificar agora, sobretudo nessa semana, é o que já foi feito até o momento visando à baixa contaminação da nossa população, pois não terá equipamentos para atender a todos, como respiradores. Por isso a única solução que a população tem é fica em quarentena”, finalizou.

2 comentários:

  1. Muitos brasileiros veem condenando e reitero agora só repúdio ao posicionamento do presidente. Estamos repudiando no varejo porque o país não fez isso no atacado em 2018.
    Separo a gravidade da pandemia da lastimidade de sermos governados pela direita capitalista insensível. Eles não conseguem esconder o despreso por opositores, negros, idosos, pobres e todos o conjunto de cidadãos bullyingnados desde a campanha. Condeno veemente a fala. Reafirmo que cada servidor, e brasileiros tenham esperança. Tomem cuidados. Criem previsões de dias melhores.. O presidente tenta sem sucesso arrastar o debate para as sombras da ignorância verde e amarela, infelizmente!!!
    VENCEREMOS!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecemos a sua participação.
      Abraço virtual!!!

      Excluir

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!