Blog Negro Nicolau é homenageado na Câmara Municipal de Altaneira

 

Blog Negro Nicolau é homenageado na Câmara Municipal de Altaneira. (FOTO/ Reprodução).

Por Valéria Rodrigues*

O Blog Negro Nicolau celebrou junto à equipe de colunistas, colaboradores, colaboradoras e parceiros/as no último dia 27 de abril 10 anos de existência. O evento ocorreu por meio da plataforma Google Meet entre às 15h00 e 18h00.

Na sessão da Câmara Municipal de Altaneira realizada nesta quarta-feira (05), parlamentares usaram parte do tema livre para parabenizar e homenagear essa mídia e o seu fundador e editor, o professor e ativista negro Nicolau Neto. Dos 8 parlamentares que participaram da sessão remota, 5 lembraram da data e destacaram a importância do blog para o município, a região do cariri e para o Estado. A reunião de ontem não teve a participação de Zuleide Ferreira que assumiu a Secretaria Municipal da Educação.

O primeiro a fazer menção foi o vereador e presidente da casa, Deza Soares (PT). “Quero registrar, mesmo com atraso, a passagem de aniversário do blog Negro Nicolau com seus 10 anos de existência e bons préstimos a população”, disse. O presidente trouxe para o ambiente virtual a mensagem da assessora de comunicação da Câmara, cientista social e colunista do blog, Josyanne Gomes: “o blog Negro Nicolau é fidedigno aos seus princípios e ideias de uma comunicação livre de pedantismos baratos e artifícios de cunho duvidosos que buscam fama e crescimento a qualquer custo”. Segundo ele, é uma frase de peso para o blog e “certamente fundamentada na verdade. Os nossos sinceros parabéns”, completou Deza.

O relator da Comissão Permanente (CP), o vereador professor Nonato (PT) também fez destaque. “Gostaria de iniciar minha fala parabenizando o blogueiro Nicolau, o blog Negro Nicolau pelos 10 anos de existência e principalmente pela presteza do trabalho que desenvolve na nossa cidade, na nossa sociedade”, disse.

É um blog que, inclusive, já fiz parte em alguns momentos de discussão; já participei de rodas de conversas e a gente percebe o prazer que o Nicolau tem em defender não apenas a causa da negritude, mas também as causas políticas e sociais em detrimento do bem comum de Altaneira. Deixo aqui meus parabéns”, finalizou Nonato.

Para a advogada e vereadora Rafaela Gonçalves (PT), “a ética é a ética do idealizador do blog no seu profissionalismo que determina e diferencia o blog de um outro blog; a importância de um e a contribuição de outro, pois a opinião quando externada de modo ético, com profissionalismo, com responsabilidade nas pesquisas, com responsabilidade nas coletas de dados, elas sim visam contribuir com a sociedade. Mas quando vemos blogs apenas buscando incitar, perturbar a opinião pública muitas vezes fundamentadas em fakenews ou em informações não fundamentadas nos empobrece”.

Deixamos aqui registrado que o seu blog muito contribui com a comunidade altaneirense, com os leitores altaneirenses, porque não dizer do nosso cariri e do nosso Ceará quando os seus textos são fontes de pesquisas de outros blogs também no Ceará. Então deixo aqui registrado esse grande patrimônio virtual que hoje Altaneira tem que é o blog Negro Nicolau”, asseverou.

Por fim, a vereadora Silvânia Andrade e o vereador Paulo Geâneo, ambos do PT, também teceram homenagens a essa mídia negra. A primeira parabenizou o blog e desejou que Nicolau continuasse “sempre com essa inteligência e respeito que ele tem com o nosso povo. Meus parabéns”. E Geaneo finalizou o ciclo de homenagens frisando “queria parabenizar o blogueiro Nicolau pelos dez anos de existência do seu blog”.

Em suas redes sociais, Nicolau registrou o momento da Câmara. “Agradeço em nome de toda equipe cada palavra, todos os elogios e deferências direcionadas a nossa mídia pelos 5 dos 08 parlamentares nessa reunião. Digo nossa porque ela não é mais um projeto individual, mas se tornou uma construção coletiva”.

Para ele, o blog é “uma mídia que tem uma missão muito bem definida: denunciar e combater o racismo e todas as formas de segregação, mas também de identificação, de empoderamento e de afirmação da negritude. Nossa gratidão a esses parlamentares pela lembrança”, escreveu.

_________

* Valéria é Bióloga, Agente Social e Colunista do blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!