Uma década do Blog Negro Nicolau

 

Por Josyanne Gomes, Colunista

Fazer comunicação com responsabilidade e compromisso neste país, é um ato heroico! São muitas as armadilhas postas para este setor da Ciência. Vivemos na era das Fake News, onde tudo que escrevemos se torna alvo de ataques infundados, perseguição política, deslegitimação usada de má fé para desvalorizar o trabalho realizado, e por que não dizer demagogias. Como se não bastasse todo esse avalanche de negatividades impregnada na comunicação de massa, ainda temos que lidar com a cultura do Cancelamento.

Cultura esta que tem suas raízes na Alemanha Nazista, que usava de tal prática para perseguir e cancelar professores que se encarregavam de combater o ódio e inverdades. Até parece que ao nos reportarmos para um determinado período histórico os problemas se diluem e quiçá desaparecem antes se tratasse dessa ilusão, só assim poderíamos nos arriscar a sonhar mais. Mas se por um lado, parece distante informar com seriedade e promover a reflexão, por outro lado, temos portais que conseguem realizar essa tarefa árdua e se mantém fieis e invictos na sua forma de produção e trabalho. O Blog Negro Nicolau, cumpre bem esse papel de se mostrar fidedigno aos seus princípios e ideais de uma comunicação livre de pedantismos baratos e artifícios de cunho duvidosos que busca fama e crescimento a qualquer custo.

Na esteira dessa produção do conhecimento de qualidade e de mãos dadas com a Ciência, o Prof. Nicolau Neto muito nos honra e nos orgulha de sua postura sempre leal aos movimentos sociais, em especial ao Movimento Negro, do qual é ativista e muito têm contribuído ao longo de sua trajetória pessoal e profissional. Nicolau realiza em seu Blog, um trabalho de conscientização política e de empoderamento há uma década e vale ressaltar que seu empenho e dedicação são dignos de felicitações. Meus parabéns!

Na contrapartida do que a indústria cultural de massa vende todos os dias, o BNN resiste com muita segurança e firmeza. Não é fácil prestar um serviço de cunho Educacional livre de patrocínios e com o mínimo de recurso possível em um Município de pequeno porte. Ademais, é válido salientar que em tal localidade ainda impera a velha prática vergonhosa do preconceito racial e demais discriminações sociais disfarçadas de conservadorismo pretensioso e tradicionalismo saudoso.

Nesse sentido, celebrar a existência de um Blog que carrega em seu nome a palavra Negro é sim um ato que pode ser considerado heroísmo, tendo em vista a conjuntura política e cultural do País. Nicolau oferece um trabalho totalmente gratuito e voltado para a Educação popular há exatamente dez anos, e os meus desejos e votos para o nobre colega nesta data tão importante é que o Blog tenha vida longa e cada vez mais próspera e com sucesso. Para Nicolau, eu desejo que siga sempre com essa coragem, determinação e segurança que ele exala, e me coloco a disposição para somar na luta e unir forças na parceria desse trabalho do qual sou fã e muito acredito e confio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!