‘O Sortilégio da Cor: Pensando e Agindo na Psicologia Preta’ será discutido no Canal Pensar Africanamente

 

(FOTO/ Reprodução/ YouTube).


Com apresentação do professor Kabengele Munanga, o livro "O Sortilégio da Cor: identidade, raça e gênero no Brasil" de Elisa Larkin Nascimento busca refletir sobre questões que balizam e atormentam a vida de muitos brasileiros. O capítulo 4, sob o título “Construindo e desconstruindo o crioulo doido”, se dedica à análise das formas que a psicologia desenvolveu no Brasil no tratamento da questão racial. A autora mostra a evolução destas abordagens, do racismo explícito ou velado evidenciado em clássicos da literatura da psicologia, à prática clínica e reflexão teórica mais recentemente protagonizada por psicólogas e psicanalistas negras e negros e à designação dos terreiros de candomblé como espaços de terapia e de cura.

Se liga no link e acione o lembrete para não ficar de fora: https://youtu.be/LrJezo7cvMo

Colunista

ELISA LARKIN NASCIMENTO, Doutora em psicologia pela USP e autora do livro "O Sortilégio da Cor"

Convidadas

MARIA DA CONCEIÇÃO NASCIMENTO, Psicóloga, especialista em Raça, Etnias e Educação; Mestre e Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF)

LAURA AUGUSTA, Psicóloga, coordenadora da Rede Dandaras Saúde da Mulher Negra; mestranda do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Intervenção poética

MILSOUL SANTOS (IPEAFRO)

Mediação

SILVANY EUCLÊNIO

Moderação do chat

BÁRBARA PORFÍRIO

_______________________-

Texto encaminhado a redação do Blog por Julio Menezes Silva, do IPEAFRO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!