Francilene Oliveira estreia como colunista do Blog Negro Nicolau

 

Francilene Oliveira. (FOTO/ Aquivo Pessoal).

Por Nicolau Neto, editor

Francilene Oliveira, 25 anos, graduada em História pela Universidade Regional do Cariri (URCA), Guia de Turismo através do Senac - Crato/CE e Condutora de Trilhas e Esportes Verticais em Altaneira por meio da Rede de Educação Cidadã/Talher – CE, Artesã através da CEART) e integrante da Grupo ACONTRIAL se propôs a um novo desafio. Ela vai conciliar sua rotina diária como colunista do Blog Negro Nicolau. Vai voltar às origens.

Natural do Sítio Taboleiro do Baé, em Altaneira, seus primeiros anos de estudos e contato com a escola foram na Zona Rural. Segundo ela, o ensino fundamental foi realizado na Escola José de Sousa Leite a partir dos 6 anos de idade. Sua fase escolar na cidade começou aos 11 na escola 18 de Dezembro e concluiu a o ensino médio na Escola Santa Tereza (2011-2013).

Francilene é uma das autoras do livro "Uma Ponte Para os Valores (2012)", organizado e produzido pela Escola de Ensino Médio Santa Tereza (2012). Antes de cursar História, ela participou de projetos sociais, como o Biblioteca Comunitária Arca da Leitura entre os anos de 2013 e 2014, da Fundação ARCA (Altaneira) e atuou como repórter do Jornal “Notícias em Destaque”, da Rádio Comunitária Altaneira FM entre 2014 e 2015, junto ao também repórter, João Alves e, Flávia Regina, apresentadora.

Durante a graduação foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) História; Representando a ACONTRIAL ao lado de Markus Lima, participou em 2015 do XIX Seminário Nordestino de Pecuária (PECNORDESTE), no segmento de Turismo Rural em Fortaleza; Bolsista de extensão da Universidade Federal do Cariri - UFCA através da ITEPS no Projeto Quintais Produtivos do Baixio dos Oitís (2018), que segundo ela esta pesquisa resultou no seu trabalho de Conclusão de Curso.

Desde de 2014 ela vem agregando forças e atuando para inserir Altaneira na rota turística do Cariri Oeste com base no turismo de experiência e comunitário junto a ACONTRIAL. E conta com uma parceria fundamental, a Horta Dois Irmãos, de João Bel e família.

Francilene está se preparando para se inscrever em um Mestrado.

Francilene se junta à equipe Blog Negro Nicolau que já conta com a cientista social e mestre em Antropologia Social, Josyanne Gomes, a professora, doutora em Educação e ativista das causas negras, Zuleide Queiroz, a professora e escritora, Fátima Teles, a ativista negra e integrante do Grupo de Mulheres Negras do Cariri Pretas Simoa, Karla Alves, a bióloga e agente social, Valéria Rodrigues, o Servidor Público federal do poder judiciário, Antônio Raimundo e o pedagogo e artista-educar, Alexandre Lucas.

O Blog dá as boas-vindas a ela na certeza de que ganhará muito com sua chegada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!