Assembleia aprova cota de 20% para negros em concursos públicos do Ceará

 

Assembleia aprova cota de 20% para negros em concursos públicos do Ceará. (Na imagem o prof Nicolau Neto em conversa com estudantes de Altaneira/ Cláudio Gonçalves).

Por Nicolau Neto, editor

Foi aprovada nesta quinta-feira (04) pela Assembleia Legislativa do Ceará mensagem do governador Camilo Santana (PT) criando cota de 20% para negros e negras em concursos públicos no âmbito do executivo.

Segundo Camilo, a medida é justificada como uma maneira do Estado construir políticas públicas afirmativas que corroborem para ampliar a participação da população negra em cargos públicos.

Oposição ao governador, o deputado Renato Roseno, com assento na casa pelo PSOL, destacou a necessidade da medida, ao passo que lembrou o histórico de resistência, de luta e de afirmação de negros e negras no Ceará.

Chegamos a ser dos maiores pontos de tráfico de escravos negros entre as províncias”, frisou.

Contrária a proposta, a Deputada Silvana (PSL) trouxe um argumento que a luz do movimento negro, de professores e professoras envolvidas diretamente com a causa da superação do racismo e da construção da equidade racial na sociedade é falho e não se sustenta. Ela afirmou que a mensagem inferioriza esse grupo, os subestima.

Além de Silvana, votaram contrário apenas os deputados Delegado Cavalcante (Pros) e André Fernandes (Republicanos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!