Governo de Dariomar Rodrigues (PT) em Altaneira tem 44,4% de mulheres no comando

Governo de Dariomar Rodrigues (PT) em Altaneira tem 44,4% de mulheres no comando. Da esquerda para a direita, o prefeito e o vice Devaldo ao lado de Pepeta Caldas, Leocádia Rodrigues e Lan Alecar, respectivamente. (FOTOS/ João Alves).

Por Nicolau Neto, editor-chefe

Foram empossados e empossadas no último dia 1º de janeiro, na sede da Câmara Municipal de Altaneira, pelo prefeito reeleito Dariomar Rodrigues (PT) os titulares e as titulares das secretarias, tesouraria e procuradoria.

Do primeiro escalão, são oito secretarias, além da tesouraria, procuradoria, controladoria e ouvidoria. Apenas as três últimas ainda não possuem titulares. Das 09 nomeações, 4 serão ocupadas por mulheres, o que em números percentuais corresponde a apenas 44,4% do comando das pastas administradas diretamente no município.

Faltando ainda três nomes para que fique completo o primeiro escalão, o número ainda não é o ideal em que pese a paridade e equidade de gênero tão sonhada e desejada por todos aqueles/as que lutam por uma sociedade mais justa, mas essa representatividade feminina nas posições de tomada de decisão não deixa de ser significativa.

Em que pese ao quesito raça, dos 09 nomes apresentados, apenas um se autodeclarou negro. Trata-se de Júnior Paulino, que ocupa a pasta da Saúde. Esses dados demonstram que o caminho para que se tenha representatividade negra em cargos de tomada de decisão e para romper com o racismo institucional é mais difícil e doloroso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!