Senado aprova decreto que devolve negros à lista de homenageados da Fundação Palmares

 

(FOTO/ Reprodução/ Brasil de Fato).

O Senado aprovou, nesta quarta-feira (9), um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que derruba uma portaria da Fundação Palmares que havia retirado 29 pessoas da lista de personalidades negras da entidade. Entre os nomes excluídos estavam Gilberto Gil, Milton Nascimento, Marina Silva, Alaíde Costa, Conceição Evaristo, Martinho da Vila, Vanderlei Cordeiro de Lima, e outros.

A votação terminou com 65 senadores favoráveis e apenas três contrários ao decreto proposto por Humberto Costa (PT-PE) e Alessandro Reis (Cidadania-SE), com relatoria de Fabiano Contarato (Rede-ES). Até mesmo Fernando Bezerra (MDB-PE), líder do governo na Casa, votou favorável ao projeto.

Nessa votação não se discute aspectos técnicos assinados pelo presidente da Fundação Palmares. O que cabe aqui é fazer a avaliação política do momento que estamos vivendo e a repercussão dessa votação, que se constitui numa posição política do Senado Federal contra qualquer forma de racismo. Eu fico numa posição muito delicada porque, como líder do governo teria que fazer a defesa do decreto da Fundação, mas, como senador de Pernambuco, quero me aliar a todas as lideranças e votar sim”, afirmou Bezerra.

Autor do projeto, Costa também falou durante a sessão. “No Brasil, há a produção de diversos tipos de negacionismos. Entre eles, a negação da história. As pessoas dessa lista, elas deram e continuam dando contribuições importantíssimas em diversos aspectos. Qualquer que seja a homenagem à população negra do Brasil será insuficiente”, afirmou Humberto Costa.

O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) homenageou o também senador Paulo Paim (PT-RS), que foi retirado da lista. “Sempre acompanhamos o Paim como uma referência no Congresso Nacional. É lamentável, em pleno século XXI, ter que votar uma matéria como essa. O país já tinha que ter superado isso há muito tempo com políticas públicas.”

Agora, o projeto segue para a Câmara dos Deputados. Caso aprovado, os nomes das 29 personalidades retornam à lista. Confira a relação dos excluídos da homenagem.

Ádria Santos

Alaíde Costa

Benedita da Silva

Conceição Evaristo

Elza Soares

Emanoel de Araújo

Gilberto Gil

Givânia Maria da Silva

Janete Rocha Pietá

Janeth dos Santos Arcain

Joaquim Carvalho Cruz

Jurema da Silva

Léa Lucas Garcia de Aguiar

Leci Brandão

Luislinda de Valois

Madame Satã

Marina Silva

Martinho da Vila

Melânia Luz

Milton Nascimento

Paulo Paim

Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva

Sandra de Sá

Servílio de Oliveira

Sueli Carneiro

Terezinha Guilhermina

Vanderlei Cordeiro de Lima

Vovô do Ilê

Zezé Motta

__________________________

Com informações do Brasil de Fato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!