Projeto ARCA realiza primeira noite cultural de forma virtual

 

Projeto ARCA realiza primeira noite cultural de forma virtual. (FOTO/ Reprodução/ Página do Projeto ARCA no Facebook).

Por Nicolau Neto, editor-chefe

O projeto ARCA, no município de Altaneira, na microrregião do cariri oeste cearense, que reúne a fundação e a associação, promoveu na noite desta sábado, 05/12, mais uma edição de “Noite Cultural”. Mas diferentemente das edições anteriores, esta foi a primeira no formato virtual em virtude da pandemia do novo coronavirus (a covid-19).

Este ano o evento teve como tema “tocando em frente” e foi apresentado por Joel Gonçalves, coordenador da Fundação Educativa e Cultural ARCA e contou com diversas apresentações artísticas que rememoraram uma um trabalho feito há 19 anos com muito afinco pelo projeto junto a crianças e adolescentes, principalmente através da música, da contação de histórias e de recitação de poesias nordestinas.

Segundo Joel, “ao longo desses anos o projeto arca vem se mostrando forte pela união e colaboração solidária de todos os envolvidos direta ou indiretamente em resposta ao sem empenho por uma sociedade justa que ofereça as mesmas possibilidade e oportunidades para que cada ser humano desenvolva suas habilidades e potencialidades”.

Já o presidente da Fundação, o professor Carlos Alberto Tolovi, destacou que “o Projeto ARCA é um projeto bastante amplo. Comporta a Fundação e a Associação. A fundação, por exemplo, tem mais de 18 anos de vida e a história desta instituição é contada pela história de vida das pessoas que fizeram e fazem parte dela”.

Nayane Tellys e Cícero Herlândio. (FOTO/ Reprodução/ Página do Projeto ARCA no Facebook).

Ainda segundo ele, “historicamente aqui não fazemos caridade. Aqui exercitamos a solidariedade. Historicamente aqui nós fazemos conscientemente a política social, buscando a emancipação individual e o empoderamento coletivo. Aqui o espírito freiriano faz parte de nossas práticas. Aqui também nós respiramos todas as manifestações artísticas e culturais tocadas pela música e pela poesia.”

Passaram pelo evento, os educadores musicais Cícero Herlândio e Hélio Ferreira e as/os educandas/os Thamyres Silva, Rávilla Soares, Mariana Oliveira, José Armando, Nagela Sousa e Nayane Tellys. A noite contou também com as participações especiais dos poetas Chico Pereira e Miceno, da cantora Graça Melo, além dos jovens João Carlos, Thalita e Micaele Pereira.

Clique aqui e confira a primeira noite cultural do Projeto ARCA Online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!