Elegemos o que e para quais opções?, por Henrique Cunha Junior

 

Professor Henrique Cunha Jr.
(FOTO/ Reprodução/ Facebook).

A eleição dentro dos termos republicanos e constitucionais é um ato de expressão máxima da democracia e da representação da população. Cabe uma pergunta elegemos o que? Todos perguntam elegemos quem e eu pergunto o que.

Sim, elegemos o que, quais programas, quais propostas e quais realidades. Sim deveríamos ter eleito programas de políticas publicas em diversos setores da vida da cidade. Um setor abastecimento de água, gêneros alimentícios, energia. São projetos que fazem parte fundamental do dia a dia das nossas vidas e a maioria da população não tem a mínima noção de como funcionam. 

O que vai para sua mesa todos dos dias tem relação com os mercados públicos, como as feira livres, como os supermercados, com a previsão de estoques, com a necessidade de hortas urbanas e com os grandes centros de abastecimento. A água que consumimos tem as mesmas relações, água que esta cada dia mais cara e mais rara e distribuída de forma extremamente desigual. Por que você compra água de garrafão? Boa pergunta. A resposta é porque não confia na água fornecida pelo estado. A outra perguntinha chatíssima. Por que confia então nas águas de distribuição privadas, aquelas encontradas nos supermercados e distribuidoras? Confia porque confia, nada, alem da propaganda e da embalagem linda e caríssima faz as pessoas confiarem. Confiam sem razão nenhuma para confiar. Águas que se dizem minerais, de qualidade mineral, com atributos dessa qualidade. Veja a quantidade de água vendida e pense se existem fontes na proporção da água distribuída. Quem já visitou o local de engarrafamento das águas minerais vendidas no mercado? Eu já vários locais e poucos são realmente de águas minerais. Por que a água que você compra tão cara tem escrito no rotulo, adicionada de sódio? Tem escrito isto para você não dizer que a empresa estava te enganando e te vendo água sem qualidade para o consumo humano. Na eleição, alguém votou em políticas de abastecimento da água potável? Não, não votaram, votaram em pessoas que vão privatizar a água.

A energia da sua casa, gás de cozinha, esta cada dia mais caro. A prefeitura poderia produzir gás barato? Sim, poderia principalmente de pequenas cidades. Gás de cozinha feito de resíduos urbanos. Para cidades e localidades pequenas seria uma solução. Já existe em poucas cidades de Pernambuco, mas ninguém toma conhecimento disto e nem pensa em transformar isto na sua realidade, porque da muito trabalho. Nós queremos coisas prontas. Já feitas. Que não de trabalho, nem de pensar porque pensar cansa. Vamos cuidar do cachorro é mais fácil e simples e ele ainda abana o rabo quando você chega, não sei do teu lado quando você esta em casa, grande amigo, sem contar as despesas o trabalho que ele dá. Muitas pessoas têm renite e outros its por respirar pelo de cachorro o tempo todo. Mas isto não é importante. Votam em quem e não no que poderia acontecer.

Alguém votou na coisa da melhoria de saúde preventiva e na melhoria dos postos de saúde? Será? Sim um candidato aqui ou acolá disse que vai fazer mais postos de saúde. Os que já existem funcionam, servem a população, realmente estão sendo uteis.

A segurança foi um dos grandes pontos de varias campanhas. Desde a loucura de cada um de nós podermos andar armados. O que é uma proposta louca, estaríamos no mínimo oferecendo mais armas para os bandidos, que alem de levar seu celular, seu carro ainda levaria as suas armas. Teríamos advogados defendendo bandidos e dizendo que agiram em legitima defesa pois a vitima atirou antes, e outras confusões legais brasileiras. Pense que um estuprador recente no julgamento o advogado alegou que o bandido criminoso não tinha a intenção em estuprar e o fez porque a vitima era sexy. Como se combate o crime organizado? Não é com mais ou menos policia, e nem com mais ou menos câmeras de filmagem nas ruas e sim com mais combate a corrupção na policia, na justiça e como menos impunidade. Mas também, ponto difícil, não participação da população em coisas ilegais. Aparelhos roubados, são revendidos porque sempre tem quem os compre. O trafico de drogas existe porque parte da população compra droga. A propaganda esta dizendo e pregando que você precisa de adrenalina na vida, de emoção e de outras orgias para “ser feliz”. Com isto instigando e justificando o consumo dos “baratos” que saem caríssimo. Sempre atrás “de um barato” que você consome existe o “caro e carro” da morte de muitas pessoas. Mas não se esta nem ai até que na entrega você é o preço do produto. Você sai do anonimato, da falta de emoção, da pouca adrenalina, para ultima e definitiva adrenalina.

Entende a pergunta, você votou em que e não em quem.

____________________

Henrique Cunha Junior é professor da Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui mestrado em Dea de Historia - Université de Nancy- França (1981) e Doutorado Em Engenharia Elétrica pelo Instituto Politécnico de Lorraine (1983) e orienta doutoramentos e mestrados em Educação com temas relacionados a história e cultura africana, espaço urbano, bairros negros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!