Ao menos quatro novatos/as devem ocupar a cadeira de vereador/a de Altaneira no mandato 2021/2024

 

(FOTO/ Reprodução/ BA).

Por Nicolau Neto, editor-chefe

Vinte e uma candidaturas foram registradas junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e se aceitas, irão disputar as nove vagas no poder legislativo de Altaneira no processo eleitoral marcado para ocorrer no dia 15 de novembro do ano em curso.

Das atuais nove cadeiras do parlamento altaneirense, apenas três decidiram concorrer a um novo mandato. Zuleide Oliveira (PT) tentará sei terceiro mandato; sua companheira de partido, Silvânia Andrade, irá buscar o segundo; o mesmo ocorre com Valmir Brasil (PDT). Este último irá buscar a renovação pela oposição.

Adeilton Silva (PSD) e Devaldo Nogueira (PT) que chegaram a disputar a presidência da Câmara (com vitória do primeiro) irão agora disputar votos não para a vereança, mas no executivo. Eles estão compondo chapa dos dois polos que disputarão a prefeitura. O social democrata é o vice na chapa que tem a empresária Kézia Alcântara (PDT) e o petista na mesma função na chapa que conta com o atual prefeito Dariomar Rodrigues (PT) que tentará a reeleição.

Antônio Leite, Ciê Bastos e Flávio Correia, todos do PDT e do grupo de oposição não tentarão renovar seus mandatos. O mesmo ocorre com Alice Gonçalves (PT) pelo grupo de sustentação da administração.

Essa nova conjuntura permite afirmar que no mandato 2021/2024 o legislativo altaneirense tenha ao menos 4 (quatro) estreantes. Ao menos. Isso porque três ex-vereadores estão querendo voltar a casa, a saber: Deza Soares e Genival Ponciano, ambos pelo PT e Gilson Cruz (PDT). É um cenário hipotético e estou supondo que quem está lá permanecerá.

Mas também pode ser o ano em que a Câmara tenha mais estreantes. Em uma análise rasteira, apostaria em cinco ou até seis novos nomes no próximo mandato.

Porém, é bom destacar que nem sempre o novo representa renovação.

Quem busca o primeiro mandato

Aglaete Macedo (PDT)

Ariovaldo Soares (PDT)

Charles Leite (PDT)

Felipe Lima (PSD)

Francisca Maurício (PDT)

Gean Moura (PT)

Graça Ameida (PDT)

Italo Almeida (PSD)

Júnior Paulino (PT)

Paulo Henrique (Podemos)

Nonato Torres (PT)

Reginaldo Venâncio (PDT)

Rafaela Gonçalves (PT)

Robercivânia (PSD)

Roselice Bitu (Podemos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!