Rádio Comunitária Altaneira FM 20 anos: Notícias em Destaque

 


Nicolau Neto e Flávia Regina. (FOTOS/ Aquivo Pessoal).
Montagem/ Blog Negro Nicolau.

Por Nicolau Neto, editor-chefe

A Rádio Comunitária Altaneira FM, primeira e única no município de Altaneira, completa 20 anos de existência este ano. Para celebrar a data, a emissora está rememorando nomes de comunicadores e comunicadoras que já passaram pela casa, sem esquecer dos/as que ainda estão na programação.

Já este Blog está trazendo um pouco da trajetória da Rádio. O primeiro texto publicado aqui foi o do professor universitário Carlos Alberto Tolovi que escreveu sobre as dificuldades de se manter uma rádio comunitária, principalmente na gratuidade e no voluntariado e ao mesmo tempo da sua importância. Para ele, a história da Rádio “já é grandiosa, fazendo parte da história de Altaneira.”

O segundo texto foi veiculado nesta sexta-feira, 21/08. De autoria deste editor, dediquei as poucas linhas a escrever sobre o surgimento, a forma como ela foi transformada em comunitária e dediquei uma página no Blog com seu nome. Nela, o/a leitor/a poderá encontrar textos que, de certa maneira, contam um pouco da trajetória deste veículo radiofônico.

Na edição deste sábado, 22/08, escrevo sobre o Notícias em Destaque, único jornal (informativo diário) da emissora que tem metade da idade da Rádio.

O informativo e o nome dado a ele foi pensado por este editor ainda na graduação de História (URCA). Em 2010, já participando do Projeto  ARCA, resolvi compartilhar a ideia com o professor Tolovi. Naquele ano ele era Diretor Presidente da Fundação ARCA e achando ótimo a ideia, solicitou que eu escrevesse o projeto. Assim foi feito. Escrevi e ele revisou.

Notícias em Destaque (Informativo Diário)

Em 09 de março daquele ano o projeto “Notícias em Destaque” foi escrito. O informativo nasceu como iniciativa e como esforço da Fundação ARCA a ser veiculado semanalmente na Rádio, tendo como coordenador este editor.

Assim diz a justificativa da criação do informativo:

... Mais do que nunca, sabemos que a informação pode mudar a forma de pensar e agir das pessoas. Além disso, contribui, de forma decisiva, para uma mudança de perspectivas, fazendo com que os seres humanos possam assumir o exercício da cidadania, tendo em vista o bem comum. Por tudo isso é que a Fundação ARCA elaborou este projeto, tendo consciência de que este informativo diário será um instrumento inovador a serviço da transformação da realidade, estimulando a criticidade e o protagonismo do Altaneirense. (SILVA NETO e TOLOVI, 2010, Pg.02).

A primeira edição do Noticias em Destaque na Rádio no mesmo ano contou com três apresentadores/as. Luís Viera (pastor), Mirian Tolovi (membro da diretoria da ARCA) e este signatário. As primeiras edições teve como metodologia ir direto às secretarias, à prefeitura, à Câmara e às escolas, por exemplo, para produzir as informações do município. No início, foi tudo muito difícil e até com sonegação de informação.

Depois de um tempo, o Notícias em Destaque (ND) passou a contar com apenas este que escreve como apresentador e os/as altaneirenses aos poucos foram se acostumando com o jornal e com o “olá, boa tarde. Quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011. Está começando pela Rádio Comunitária Altaneira FM um programa informativo de inteira responsabilidade da Fundação ARCA.

Ainda em 2010 passei no Processo Seletivo Simplificado do IBGE que visava a realização do Censo Demográfico deste mesmo ano e tive que me afastar das apresentações. Assumiu o comando do jornal a comunicadora Michele Alves, do “Tarde Mania”. Findando o Censo, retorno ao Notícias em Destaque, mas por pouco tempo. Com o processo de cassação do prefeito Antônio Dorival de Oliveira (PSDB), assumiu a presidência interina do poder legislativo, o então vereador Deza Soares (PCdoB) e assumi a Assessoria de Comunicação daquela casa. Com minha segunda saída e definitiva do informativo, assume a comunicadora Flávia Regina. Ela é âncora do ND até hoje e divide a bancada com o comunicador João Alves.

A história da Rádio, portanto, não pode e nem deve ser contada sem mencionar o Notícias em Destaque. Se esta emissora, como disse Tolovi, “faz parte da história de Altaneira”, o Notícias em Destaque também. Afinal, foi nele e por ele, que a população altaneirense ficou sabendo dos fatos mais marcantes da recente História de Altaneira (em todos os setores).

De situações rotineiras (que se tornou por aqui) como a falta de água a problemas gravíssimos que afetam a todos como a cassação de um prefeito, ao fechamento da câmara por tempo indeterminado foram veiculados nele.

Para que o texto não fique muito longo e não canse você que está lendo, finalizo com o meu retorno ao informativo (apenas uma edição). Uma das entrevista que entrou para a história política de Altaneira e do ND, em particular, foi a que fiz com o ex-prefeito Antônio Dorival em 24 de fevereiro de 2011. Naquela entrevista, ele (Dorival) que teve o mandato cassado pela justiça, chegou a afirmar que usaria todos os recursos e instâncias disponíveis para retornar ao cargo. O que não ocorreu. (Clique aqui e relembre).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!