Conheça o “Sementes da Leitura: animando e afrocentrando nossas crianças”


Sementes da Leitura. (FOTO/ Divulgação).

Vem com a gente conhecer um mundo cheio de encantos, alegrias e mistérios. É bem fácil se ligue no programa sementes da leitura. Nele você vai conhecer um pouco mais sobre contos africanos e as belezas do mundo negro, lendas e histórias encantadas, tudo isso através de muita contação de história de obras infantis afro-brasileiras que irão de encontro a você por meio das ondas da rádio literária carrapato. Esse programa foi pensado por Bia Silva e abraçado por Alan Cordeiro, tendo como intuito incentivar a leitura para as crianças de todas as idades, desde a educação infantil até o fundamental I e II. E que conta também com a participação da pequena Marina que compartilha leituras com a gente.

Por ser um programa de rádio pensado e apresentado por nós, dois jovens pretos, que tivemos uma infância marcada pelo racismo e com a presente ausência de representatividade negra nos contos e leituras infantis, logo eram poucas as leituras que falassem sobre nós, sobre quem somos, de onde vinhemos e toda a nossa história. A exemplo a única leitura que tivemos acesso na infância que nos apresentou as belezas, riquezas e heranças do mundo negro foi o livro “Menina bonita do laço de fita”.

Por isso percebemos a emergência e a importância de trazer para o nosso programa as leituras de obras infantis afro brasileiras para nossas crianças negras e proporcionar também a construção de uma educação infantil antirracista e afrocentrada.

Você pode nos acompanhar através do aplicativo Rádios Net sintonizando na Rádio Literária Carrapato/Crato – CE, toda quinta-feira as 19h.

_________________________________

Alan Cordeiro da Silva, estudante do curso de Ciências Sociais URCA, membro e ativista do Grupo de Valorização Negra do Cariri – GRUNEC e integrante do projeto Armazém dos Saberes.

Ana Beatriz Da Silva, estudante do curso de História URCA. Faz parte do coletivo Carrapato Cultural e brincante do Maracatu Uinu Ere.

Texto encaminhado a redação do Blog por Alan Cordeiro.


Um comentário:

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!