Deputada Erica propõe lei para remover estátuas de escravocratas


Deputada Erica Maluquinho. (FOTO/ Bem Tv/ Creative Commons).

A deputada estadual Erica Malunguinho (PSol-SP) usou as redes sociais na noite da quarta-feira (24) para falar sobre o Projeto de Lei número 404 protocolado por ela na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Por meio do projeto, a deputada busca a retirada de todo tipo de busto, estátua ou monumento que homenageie figuras históricas escravocratas ou momentos históricos ligados a este período. De acordo com o PL, que segundo Malunguinho tem como função “proibir, em todo o estado de São Paulo, homenagens a escravocratas e a eventos históricos ligados ao exercício da prática escravista no Brasil”, essas estátuas devem ser recolhidas e armazenadas em museus.

Além da retirada de estátuas, a PL prevê a substituição dos nomes de prédios públicos que homenageiem escravocratas em um período de até um ano. Malunguinho afirmou que o Brasil tem hoje a maior concentração de pessoas negras da América e que na época da escravidão foi o país que recebeu mais de 45% dos africanos escravizados do mundo.

A PL 404 que protocolei na Alesp tem como objetivo de estabelecer uma política pública de combate ao racismo no que diz respeito ao reconhecimento do direito a verdade é a memória da população negra”, apontou Malunguinho.

_______________________

Com informações do Último Segundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!