Darlan Reis Jr: A fome não é necessariamente a falta de alimentos na sociedade


Darlan Reis Jr. (FOTO/ Reprodução/ Facebook).

Sou historiador e nessa condição preciso dizer que, a fome não é necessariamente a falta de alimentos na sociedade, mas a impossibilidade de certas classes conseguirem acesso permanente à comida.

Não é o isolamento social durante uma pandemia que causa a fome, mas sim o fato de que os possuidores das mercadorias, os governos e os mais ricos não quererem a distribuição, preferindo manter as relações de mercado intactas.

Isso já ocorreu em outras épocas e lugares. De modo que não se trata apenas de uma questão individual, de falta de mérito ou de oportunidade. É uma questão social, política e econômica que apenas fica muito mais evidente nas épocas de catástrofes.
_______________
Darlan Reis Jr. é professor Associado da Universidade Regional do Cariri, Departamento de História. Doutor em História Social pela Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Social, atuando principalmente nos seguintes temas: mundos do trabalho, história agrária, lutas sociais, escravidão, pobreza, direitos de propriedade, trabalhadores e suas resistências. Líder do Núcleo de Estudos em História Social e Ambiente - NEHSA, grupo de pesquisa cadastrado no CNPq. Coordenador do Centro de Documentação do Cariri (CEDOCC). Coordenador do Curso de Graduação em História - manhã. Desde junho de 2017 é pesquisador vinculado ao INCT-PROPRIETAS. É Mestre em História Social pela Universidade Severino Sombra e Graduado em História pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Volta Redonda - UGB (1994).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!