Blog Negro Nicolau faz 9 anos na rede e continua sendo o mais acessado entre os blogs de Altaneira


Blog Negro Nicolau faz 9 anos na rede e continua sendo o mais acessado entre os blogs de Altaneira.

Texto: Nicolau Neto

O Blog Negro Nicolau (BNN) foi lançado em 27 de abril de 2011 originalmente alcunhado de “Altaneira Infoco” e posteriormente “Informações em Foco” até chegar a este nome.

A escolha pela nova denominação deu em face de poder, através deste veículo de comunicação contribuir a partir das nossas ações de sentimento de pertencimento, para que outras pessoas se sentam representadas e empoderad@s por negr@s e negros e possam ainda se sentiram como tal, lutando para superar e eliminar um dos maiores canceres do Brasil – o preconceito e o racismo.

Segundo a professora, Agente Social e colunista do Blog, Valéria Rodrigues, em artigo publicado neste espaço de comunicação, “o Blog Negro Nicolau vem exercendo um protagonismo na região do cariri cearense com artigos que versam sobre as relações étnico-raciais; o combate ao racismo, a ausência de negros e negras na política partidária e em outros espaços de poder; dos caminhos para o fortalecimentos das lutas dos movimentos negros; do empoderamento; da importância de se lutar para garantir que as leis 10.639/2003 e 11.645/2008 sejam cumpridas; de personalidades negras que mudaram o mundo, inclusive brasileiros/as, dentre outras”.  

Para ela, isso coloca o Blog como uma das mídias negras mais influentes do Brasil, estando ainda entre veículos, coletivos, canais e iniciativas em geral de mídias negras que assinou um manifesto em defesa da vida da população negra e pela reforma do sistema político no Brasil.

Valéria também aponta que sites como o Geledés e o CEERT, principais veículos de comunicação no Brasil quando o assunto são as temáticas como as que estão sendo alvos deste texto, reproduzem artigos publicados pelo Blog Negro Nicolau, demonstrando que o alcance já extrapolou o cariri cearense.

A professora e também colunista deste Blog, Josyanne Gomes, destacou em mensagem quando da passagem dos 08 anos, que o BNN “figura como um importante espaço de representação e formação política e social. Seu trabalho de levar conhecimento atrelado ao processo de ensino e aprendizagem avança na vanguarda de dias desafiadores. É na contracorrente de tanto retrocesso e desigualdade que vive esse país, que sua luta ecoa por todo o Cariri como um grito de resistência”.

Diante do exposto, afirmou que este portal vem dede o seu lançamento na rede mundial de computadores mantendo o compromisso de informar para formar opinião a partir de temas ligado a vários setores - como a cultura, educação, política, saúde, esporte, e a religiosidade e suas adjacências, discussão de gênero, relações étnico-raciais – sempre com o intuito maior de propagar e incitar o exercício da cidadania no meio midiático.

Para comemorar o nono aniversário do BNN fiz uma série (encerrada ontem) onde analisei livros que li e deixei no final de cada texto o link para download. A série foi bem aceita e praticamente todos eles figuraram entre as mais lidas da semana.

Outro fator importante para apresentar neste texto é que o Blog continua o mais acessado entre os blogs de Altaneira. Até o fim desta matéria durante esses mais três meses já caminha para a casa dos duzentos e setenta mil acessos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!