Blog Negro Nicolau ao longo desses 9 anos tem se afirmado como caminho de valorização das causas negras, por Valéria Rodrigues


A professora e agente social Valéria Rodrigues é colunista do Blog Negro Nicolau.

Estamos a acompanhar estarrecida os últimos acontecimentos no Brasil. Nos últimos 4 anos o Brasil que o mundo ver é uma piada. Tem virado chacota internacional, como gosta de dizer o professor Nicolau Neto.

São fatos diários que se não formos fortes, deixamos nos abalar e adoecemos. O País sempre teve crises, mas as atuais ultrapassaram todos os limites. Crise Econômica, crise educacional, crise de saúde pública ampliada com a questão da pandemia do coronavirus, a Covid-19, crise política (esta desde a invasão portuguesa, mas evidenciou-se também com a eleição do Bolsonaro) e crise ética.

Como disse em um texto no ano passado, enfrentar esse aviltamento ao qual estamos constantemente submetidas/os necessita de um engajamento forte de todos os setores, principalmente dos coletivos organizados. Fazer movimentos de ruas, mas não somente; utilizar as salas de aulas para falar sobre, mas não somente; é necessário que rompamos o silêncio e passemos a nos posicionar sobre a pequenez do Brasil transformada por atitudes vindas do palácio do planalto e de toda a sua equipe – de ministros/as, deputados/as e de senadores/as.

E para nos posicionar é preciso que nos informemos bem. Dentro desse contexto, o Blog Negro Nicolau vem há 9 anos exercendo um papel de destaque que ultrapassou os limites do município e do estado.

Dito isso, parabenizo ao blog pelo excelente trabalho realizado ao longo desses anos, visando sempre a informação acerca de assuntos políticos, culturais, históricos e também da valorização acerca da questão da negritude e os desafios enfrentados pelos negros ao longo dos anos em busca de igualdade de direitos. Um espaço que se afirmou de fato como caminho de valorização das causas negras.

Parabéns de igual modo ao meu esposo por ser extremamente dedicado ao blog e por desempenhar um excelente trabalho à frente deste. Esse blog é tão poderoso que eu tenho que concorrer com ele por atenção. Mas tudo bem, é por uma boa causa.
___________________________
Valéria Rodrigues possui bacharelado e licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Exerceu à docência na Escola de Ensino Médio Padre Luís Filgueiras até 2013 e na Escola Estadual de Educação Profissional Wellington Belém de Figueiredo entre 2014 e 2016, ambas em Nova Olinda –CE. Nesta última, além da professora foi também diretora de turma no curso técnico em edificações. É também Agente Social no CRAS/Altaneira. No Blog, além de corretora ortográfica e colaboradora na página "Curiosidades", está atuando agora como colunista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!