Trabalho de orientação da Guarda Municipal de Altaneira tem contribuído na diminuição de circulação de pessoas e evitado aglomerações


Guarda Municipal de Altaneira antes de iniciar a força-tarefa. 

Texto: Nicolau Neto

No último dia 22 de março em conversa com a redação do Blog Negro Nicolau (BNN) a Secretária da Saúde de Altaneira, Jamila Landim, demonstrou preocupação com os casos confirmados do Covid – 19 no Estado.  Àquela altura, segundo boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), o Ceará registrou 84 casos de coronavirus. Agora já registra 322 casos conformados e 4 mortes.

A situação levou inclusive o governador Camilo Santana a prorrogar o prazo do decreto de isolamento social por mais uma semana, se estendendo até 5 de abril. A decisão é baseada em estudos técnicos e orientação da comissão de especialistas em saúde, além de diálogos com diversos setores e lideranças da sociedade. O atual decreto que vence amanhã, 29, será automaticamente renovado.

Conforme informações divulgadas neste Blog, Altaneira não possui nenhum caso. Mas desde o primeiro caso conformado no Estado e que vinha a cada dia aumentando o número de confirmação de pessoas com a Covid – 19, a ficha parecia que não tinha caído. Era notório a circulação de pessoas nas ruas, nas praças e em açudes e outros até chegaram a realizar churrascos, conforme denúncias apresentadas em grupos de WhatsApp.

Essas atitudes contrariavam os decretos estadual e municipal que afirmam que as pessoas devem sair de casa apenas em situação de "extrema urgência". Visando fazer cumprir as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Ministério da Saúde e de outras entidades, além dos próprios decretos, servidores da Guarda Municipal de Altaneira (GMA) estão atuando há uma semana junto a Polícia Militar em rondas diárias na sede e na zona rural para orientação e averiguação da movimentação de pessoas e intensificadas ainda mais no período noturno.

Segundo informações da Guarda Municipal a força-tarefa vem atingindo o objetivo esperado e não houve mais queixas de descumprimento das normas.

Aliado a esta força-tarefa conjunta da GMA e da PMA, os trabalhos de orientação dos profissionais da saúde do município, das informações da mídia local - como blogs e a rádio comunitária -, reforçando a importância do isolamento social, além da limpeza da cidade realizada pelos/as garis tem ajudado a manter esse quadro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!