‘Democracia em Vertigem’ mostra o processo de impeachment de Dilma e concorre a melhor documentário


A ex-presidente Dilma Rousseff. (FOTO/ Reprodução/ CartaCapital).

A ex-presidente Dilma Rousseff se pronunciou, nesta segunda-feira 13, sobre o fato do filme “Democracia em Vertigem” ter sido indicado ao Oscar de melhor documentário. “A história do golpe de 2016, que me tirou da presidência da República por meio de um impeachment fraudulento, ganha o mundo pelas lentes de Petra Costa”, afirmou a petista.

Além do processo de impeachment de Dilma, o filme analisa também os protestos de 2013, a prisão de Lula, a Lava Jato e seu apoio popular nas ruas. A perda de força pela esquerda e a chegada da extrema direita ao poder com as eleições que elegeram o presidente Jair Bolsonaro também estão presentes no documentário.

O filme mostra o meu afastamento do poder e como a mídia venal, a elite política e econômica brasileira atentaram contra a democracia no país, resultando na ascensão de um candidato da extrema direita em 2018”, ressaltou a ex-presidente.

Petra também assina os documentários “Elena” (2012) e “Olmo e a gaivota” (2014), premiados nos festivais de Brasília e do Rio, respectivamente. Esta é sua primeira indicação ao Oscar. “Democracia em Vertigem” concorre com “Indústria Americana”, “The Cave”, “For Sama” e “Honeyland”.

Dilma encerra a nota parabenizando a diretora pela indicação. “Parabéns a Petra e à equipe do filme pela indicação ao Oscar. A verdade não está enterrada. A história segue implacável contra os golpistas”, concluiu.
_____________________________
Com informações de Carta Capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!