Cariri ganha mais um museu orgânico - "Museu Casa dos Pássaros do Sertão", em Potengi


Museu Casa dos Pássaros do Sertão é nova opção turística.
(FOTO/ Blog Edson Veriato).

O Ceará ganhou mais um museu orgânico. Nesta quarta-feira (18), o Sesc Juazeiro do Norte inaugurou o Museu Casa dos Pássaros do Sertão, no município de Potengi. O novo equipamento tem como principal premissa estabelecer um vínculo entre o legado histórico do saber dos mestres e suas moradias.


O equipamento, localizado no Sítio Pau Preto, faz parte do projeto Museus Orgânicos do Sesc e se transformou em um espaço de observação e de fotografia de aves de autoria de Jefferson Bob. Além de fotógrafo, Bob é biólogo e conhcedor da avifauna. Desde criança, Jefferson teve a infância contectada com o Sítio dos avós, Seu Mário Abraão e Dona Zizi, que moram no local até hoje.

O Sítio Pau Preto conta atualmente com 212 espécies de aves catalogadas e registradas no 'E-bird'. O projeto atraiu visitantes e agências de observação de aves de várias partes do mundo, o que exigiu que Bob e a mãe, Ivete Guedes, transformassem o local em um ponto de acolhida, com hospedagem familiar.

A história do Museu Casa dos Pássaros do Sertão começou em meados dos anos 30 e 40 com a mudança dos pais de Dona Zizi para a fazenda Belo Horizonte. Hoje o Sítio Pau Preto é o pioneiro do Nordeste com área exclusiva para a atividade de observação de aves.
________________________________
Com informações do Blog Edson Veriato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!