Blog Negro Nicolau é uma das mídias negras mais influentes no Brasil


A professora e agente social Valéria Rodrigues é colunista do Blog Negro Nicolau.
(FOTO/ Reprodução/ Facebook).


Texto: Valéria Rodrigues

O Brasil passa por um dos maiores retrocessos desde a redemocratização em todos os setores. Cortes em áreas essenciais para o crescimento e desenvolvimento, tanto nos aspectos econômicos, quanto sociocultural. Em que pese ao combate ao preconceito, a discriminação e ao racismo estrutural, principalmente.


Enfrentar esse aviltamento ao qual estamos constantemente submetidas/os necessita de um engajamento forte de todos os setores, principalmente dos coletivos organizados. Fazer movimentos de ruas, mas não somente; utilizar as salas de aulas para falar sobre, mas não somente; é necessário que rompamos o silêncio e passemos a nos posicionar sobre a pequenez do Brasil transformada por atitudes vindas do palácio do planalto e de toda a sua equipe – de ministros/as, deputados/as e de senadores/as.

Mas nós falávamos do enfrentamento, do combate ao retrocesso. Para que isso ocorra é fundamental termos uma imprensa forte, atuante, livre dos vícios do poder constituído (leia-se imprensa quintal de administrações e, ou, refém de grupos ausentes do poder e busca retorno) e voltada para os interesses das maiores mas que são minorias nos espaços de poder – negros/as, indígenas, pessoas com necessidades especiais e a comunidade LGBTTs.

Nesta seara, o Blog Negro Nicolau vem exercendo um protagonismo na região do cariri cearense com artigos que versam sobre as relações étnico-raciais; o combate ao racismo, a ausência de negros e negras na política partidária e em outros espaços de poder; dos caminhos para o fortalecimentos das lutas dos movimentos negros; do empoderamento; da importância de se lutar para garantir que as leis 10.639/2003 e 11.645/2008 sejam cumpridas; de personalidades negras que mudaram o mundo, inclusive brasileiros/as, dentre outras.

Em um levantamento e, ou, buscas por estes e outras temas na internet, por exemplo, constata-se que o Blog Negro Nicolau já é uma das dez mídias negras mais influentes do Brasil.  Este Blog já está, inclusive, entre veículos, coletivos, canais e iniciativas em geral de mídias negras que assinou um manifesto em defesa da vida da população negra e pela reforma do sistema político no Brasil.

Sites como o Geledés e o CEERT, principais veículos de comunicação no Brasil quando o assunto são as temáticas as que estão sendo alvos deste texto, reproduzem artigos publicados pelo Blog Negro Nicolau, demonstrando que o alcance já extrapolou o cariri cearense.

Abaixo deixamos uma lista de sites e blogs que consideramos influentes, não necessariamente na ordem quem que se apresentam:

1 - Geledés
2 - CEERT
3 - Alma Preta
4 - Blog Negro Nicolau
5 – Mídia Ninja
6 - Blogueiras Negras
7- Notícia Preta
8 - Mundo Negro
9 - Comissão de Jornalistas Pela Igualdade Racial / SJPMRJ – Cojira Rio;
10 – Revista Quilombo
____________________________
Valéria Rodrigues possui graduação com bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Regional do Cariri (URCA) e licenciatura na mesma área também pela URCA. Exerceu à docência na Escola de Ensino Médio Padre Luís Filgueiras até 2013 e na Escola Estadual de Educação Profissional Wellington Belém de Figueiredo entre 2014 e 2016, ambas em Nova Olinda –CE. Nesta última, além da professora foi também diretora de turma no curso técnico em edificações. Em 2015 presta concurso público em Altaneira para o cargo de Agente Social. Com a aprovação, casa-se em 2016 com Nicolau Neto e resolve fixar residência no município. Desde então, Valéria passou a ser não apenas leitora do Blog Negro Nicolau (BNN), mas também corretora ortográfica, colaboradora na página "Curiosidades" e agora atua também como colunista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!