71 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos


71 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
(FOTO/ Arquivo/ Blog Negro Nicolau).

Texto: Nicolau Neto

Em 2021 o Blog Negro Nicolau estará completando uma década. Nesse intervalo de tempo sempre estivemos atuando na promoção da cidadania, do empoderamento e da diversidade e lutando para que direitos considerados essenciais sejam efetivados, como a equidade racial e de gênero.

Neste dia 10 de dezembro, dia Internacional dos Direitos Humanos, data escolhida para honrar o dia em que a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou, em 1948, a Declaração Universal dos Direitos do Homem, em Paris, na França, por meio da Resolução 217 A (III) como uma norma comum a ser alcançada por todos os povos e nações, queremos reforçar nosso empenho nessa causa.

A declaração foi assinada por 58 estados e tinha como finalidade promover a paz e a preservação da humanidade após os conflitos da 2ª Guerra Mundial que deixaram sem vida milhões de pessoas. Portanto, a criação desse documento foi uma das respostas às crueldades realizadas durante esse conflito.

O Art. 2º do documento frisa “todos os seres humanos podem invocar os direitos e as liberdades proclamados na presente Declaração, sem distinção alguma, nomeadamente de raça, de cor, de sexo, de língua, de religião, de opinião política ou outra, de origem nacional ou social, de fortuna, de nascimento ou de qualquer outra situação. Além disso, não será feita nenhuma distinção fundada no estatuto político, jurídico ou internacional do país ou do território da naturalidade da pessoa, seja esse país ou território independente, sob tutela, autônomo ou sujeito a alguma limitação de soberania”.

Que possamos contidamente lutar para que esses direitos sejam assegurados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!