Rádio Comunitária Altaneira FM volta ao ar


Rádio Comunitária Altaneira FM volta ao ar.

Texto: Nicolau Neto

A Rádio Comunitária Altaneira FM estava fora do ar desde o último dia 7 de outubro quando técnicos vieram a sede da emissora, visitaram o local da antena e a retiraram. O caso vinha sendo antecipado e noticiado pelos comunicadores e comunicadoras em seus respectivos programas.


O motivo da retirada da antena se deu em virtude da venda do terreno, onde a mesma estava instalada, pela Fundação Furtado Leite, proprietária do terreno.

Embora esta mesma Fundação não tenha fixado um prazo para que a direção da emissora retirasse a antena, Lucena, secretária de finanças da Associação Beneficente de Altaneira (ABA), entidade mantenedora da rádio, afirmou que pediu esse tempo para organizar financeiramente a emissora para as despesas advindas.

A Rádio para funcionar depende de apoios culturais e de doação de sócios e sócias. Nos últimos anos a emissora vem tendo dificuldades na arrecadação em face das dissidências de alguns/mas apoiadores/as culturais e da falta de contribuição do corpo de associados/as, o que acaba repercutindo no funcionamento interno desta.

Ainda segundo a secretária de finanças da Associação Beneficente de Altaneira (ABA) em reunião realizada no último domingo, 27/10, desde o início do ano que vinha economizando visando pagar pelos serviços de reinstalação da antena. Afirmou ainda que foi orientada pelos técnicos que para montagem desta no novo local era necessário que fosse montado bases e que para tal seria necessário a retirada. Lucena afirmou ainda que o dinheiro que tinha em caixa era pouco mais de R$ 4.000,00 e que o serviço de reinstalação ficou orçado em R$ 3.000,00, sem levar em consideração os materiais comprados para esse serviço.

Menos de um mês depois (29/10) técnicos vieram a sede ocupada pelas três entidades (ABA, Fundação Educativa e Cultural ARCA e a Associação Raízes Culturais de Altaneira (ARCA)) e começaram a montar a antena.

O processo de reinstalação durou cerca de quatro dias e na manhã deste sábado, 02 de novembro, a emissora, única no município, voltou a funcionar normalmente. No entanto, a programação semanal só retornará na segunda-feira, 04. A próxima sessão da Câmara Municipal já terá a transmissão da emissora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!