Mudança do dia da feira em Altaneira volta a ser tema de discussão


Feira Livre de Altaneira em dia de domingo. (FOTO/Arquivo do Blog).


Texto: Nicolau Neto

Depois de vários debates nas ruas, praças, pontos comerciais, no poder legislativo municipal e nas redes sociais, a possibilidade de mudança ou não do dia feira municipal do domingo, como ocorre tradicionalmente, para o sábado ou até mesmo para outro dia qualquer, voltou a ser alvo de debates na manhã deste sábado, 19 de outubro.

O tema vem sendo discutido desde 2012, ganhou corpo em 2014 e voltou para a cena em 2015 e 2017. No entanto, foi em 2014 que o assunto foi amplamente debatido, inclusive parte dos comerciantes locais decidiram fechar seus estabelecimentos aos domingos, porém essa decisão não foi acatada por todos.

Foi publicado em oito de março de 2015 no Blog Negro Nicolau (BNN) texto em que relata que maioria dos vereadores chegaram em certos momentos a acenar favoravelmente a mudança da feira, tão logo ouviram o pronunciamento do comerciante Júnior Arrais. Naquela ocasião Júnior teria afirmado que o comerciante é uma profissão e como tal os que fazem parte dela necessitam de lazer e desfrutar de um dia de folga. Disse ainda que nenhum profissional trabalha dia de domingo. O defensor da proposta utilizou exemplos de outras municipalidades que resolveram implantar mudança do tipo e que tiveram êxito, com crescimento econômico favorável, como Potengi, na região do cariri.

Enquetes foram lançadas nas redes sociais visando colher informações mais densas. A Rádio Comunitária Altaneira FM em 2015 lançou pesquisa com o propósito de colher junto à comunidade rural e do perímetro urbano um posicionamento sobre o assunto. Segundo dados que foram divulgados, a maioria da comunidade foi favorável a permanência da feira aos domingos. A Câmara voltou atrás da decisão que havia tomado e resolveu aprovar um texto em que pretendia consultar a população por meio de um plebiscito, mas o caso caiu no esquecimento.

Em 2017, mais uma vez a feira livre volta ao palco e nada se resolveu. O ano seguinte o caso cai no esquecimento, mas nesta sexta-feira, 18, um comunicado divulgado nas redes sociais em que consta uma decisão Associação dos Comerciantes de Altaneira de fechar seus estabelecimentos aos domingos, a começar por amanhã,20/10, com exceção de farmácias e mercantis, reavivou o tema.

Vários usuários e usuárias resolveram se manifestar no grupo de Whatsapp do Blog de Altaneira.

A favor da mudança nomes como o comerciante e secretário de cultura, desporto e turismo de Altaneira, Luiz Pedro, e o jurista e blogueiro Raimundo Soares Filho. Contrário, o radialista e servidor público, João Alves, além do universitário Nikolas David.

Veja também:








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!