“O homem que Bolsonaro chamou de ‘herói nacional’ torturou e matou meu tio”


O coronel Brilhante Ustra em audiência pública promovida
pela Comissão Nacional da Verdade. Foto: Sergio Lima/Folhapress
"Toda vez que o presidente da República chama o coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra de "herói" e defende seus atos de violência na ditadura militar é como se os torturados, sequestrados, mortos e desaparecidos no período fossem novamente colocados no pau-de-arara, na cadeira do dragão, fossem xingados, humilhados, espancados. Mas não apenas eles. Toda vez que Jair Bolsonaro faz isso, ofende, ataca, desrespeita a todos nós, que somos familiares de mortos e desaparecidos, e lutamos há décadas por memória, verdade e justiça.

Brilhante Ustra, o homem que Bolsonaro tem como ídolo a ponto de dizer que seu livro repousa na cabeceira de sua cama, torturou e assassinou meu tio durante a ditadura.

Nesta quinta (8), o presidente convidou para almoço, no Palácio do Planalto, Maria Joseíta Ustra, viúva de Ustra, que morreu em 2015. Questionado sobre o encontro, disse que ela “tem histórias maravilhosas para contar” e novamente chamou Ustra de “herói nacional”.

Não bastasse a enorme repercussão negativa por conta das declarações recentes sobre o desaparecimento e morte do militante político Fernando Santa Cruz e da forma como se dirigiu a seu filho, o presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, dizendo que podia lhe contar o paradeiro do corpo do pai, Bolsonaro segue homenageando uma pessoa que comprovadamente praticou crimes contra a humanidade.

Meu tio, Luiz Eduardo Merlino, jornalista e militante do Partido Operário Comunista (POC), foi assassinado sob tortura, em julho de 1971, aos 23 anos, em uma sessão comandada por Brilhante Ustra. Preso na casa de minha avó, em Santos, Luiz Eduardo foi levado ao DOI-Codi e torturado no pau-de-arara por 24 horas até que uma de suas pernas gangrenou. Então, foi deixado em uma cela forte, sem poder andar e comer. Depois, jogaram ele em um camburão e levaram-no ao hospital militar.

Outro preso político que estava sendo torturado por Ustra ouviu sua conversa ao telefone. Decidiam se amputavam ou não a perna gangrenada, para que a vida de meu tio fosse salva. Para amputar, teriam que avisar a família. “Deixa morrer”, sentenciou o coronel.

Como o presidente de uma República pode seguir repetidas vezes louvar um criminoso que reconhecidamente matou e torturou? Vamos ter que encarar e responder essa pergunta se não quisermos ser cúmplices de uma escalada autoritária que pode levar ao assassinato da democracia."
____________________________________________
Texto da jornalista Tatiana Merlino, especial para o Blog do Sakamoto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!