“Privilégios existem para serem balançados” diz antropóloga altaneirense Josyanne Gomes


A antropóloga altaneirense Josyanne Gomes é colunista do
 Blog Negro Nicolau. (FOTO/Reprodução/Instagram).
Se o teu lugar de fala não te faz pensar sobre a desigualdade social, talvez você esteja do lado privilegiado. Ou melhor, se o teu lugar de fala não te faz querer agir para mudar a desigualdade social ao teu redor, de algum modo, é porque certamente você é uma pessoa privilegiada.

Privilégios existem para serem balançados ou, ao menos, (re)pensados, enquanto tem gente comprando a ideia de que não existe fome no Brasil, do outro lado da moeda do capitalismo tem gente morrendo na miséria.

A desigualdade social me deixa inquieta, mas se tem algo que me causa revolta é ver gente pagando de bom moço, ou boa moça, e no fim das contas endossar mais ainda esse sistema desigual que chamamos de sociedade. É isso, por hoje só queria expressar esse pensamento que parou em mim como uma nuvem carregada.
_________________________________________________
Josyanne Gomes é graduada em Ciências Sociais pela Universidade Regional do Cariri (URCA), mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e colunista do Blog Negro Nicolau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!