Comissão internacional cobra providências sobre invasão de terra indígena


Clima de tensão entre índios e garimpeiros.
(FOTO/Reprodução/Congresso em Foco).

A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) mostrou preocupação com a invasão de um grupo de garimpeiros à terra indígena Waiãpi, localiza em Pedra Branca do Amapari, no Amapá. Conforme revelou o Congresso em Foco, cinquenta homens armados tomaram a área de demarcação entre sexta-feira (26) e sábado (27), gerando um clima de conflitos na região. Um cacique foi morto pelos garimpeiros.

Acuados, os índios se refugiaram na comunidade vizinha Aramirã. Além disso, pediram a intervenção da Polícia Federal (PF) e ameaçam atacar os invasores, caso não sejam retirados da área pelas autoridades. O Batalhão de Operações Especiais (Bope) foi deslocado para controlar a situação.

Em nota, a Fundação Nacional do Índio (Funai) afirmou que a situação é delicada. "Com base nas informações coletadas pela equipe em campo, podemos concluir que a presença de invasores é real e que o clima de tensão e exaltação na região é alto", relatou a Funai.

Acionado pelas lideranças indígenas da região, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) disse que os índios se preparam, na comunidade vizinha Aramirã, para expulsar os 50 garimpeiros instalados na aldeia.

O confronto ocorre em meio ao crescimento da expansão dos focos de garimpo ilegal na região Norte, assim como o aumento do desmatamento, conforme constatou o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

O presidente Jair Bolsonaro defende a exploração de minério em áreas indígenas e ambientais, aumentando a histórica tensão entre garimpeiros e indígenas. “Quem vive do crime se sente protegido em poder invadir terra indígena”, prevê Randolfe.

Em um vídeo distribuído em grupos das redes sociais, o cantor Caetano Veloso apelou às autoridades brasileiras para que atendam ao chamado de socorro dos índios Waiãpi. "Eu peço às autoridades brasileiras que, em nome da dignidade do Brasil e do mundo, ouçam esse grito", afirmou.

Acompanhamento dos fatos

O Ministério Público Federal do Amapá informou que está acompanhando o desenrolar da invasão de garimpeiros nas terras indígenas, junto com a Polícia Federal (PF) e representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai).
__________________________________
Com informações do Congresso em Foco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!