Com aumento de autodeclaração, Brasil tem 115 milhões de negros, diz IBGE


(FOTO/Solon Neto).

Em 2018, 19,2 milhões se autodeclararam pretas no Brasil segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira (22) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número é 32% maior do que há sete anos, quando o número de pretos e pretas no país era de pouco menos de 15 milhões de indivíduos (14,544 milhões).

A pesquisa também identificou o aumento de brasileiros autodeclarados pardos. Nesse caso, o número subiu de 89,6 milhões em 2012 para 96,7 milhões de pessoas em 2018. A partir desse resultado, as pessoas pardas seguem como a maioria da população brasileira, representando uma fatia de 46,5%.

Somando-se as proporções relativas a pessoas pardas e pretas (9,3%), é possível concluir que, em 2018, seis em cada 10 brasileiros eram negros. Isso, levando-se em consideração a definição do IBGE, que considera como negros a soma de pardos e pretos.

Com o aumento expressivo do número de pessoas negras, houve também redução da fatia de pessoas autodeclaradas brancas. Se em 2012, brancos eram a maioria da população, com 92,2 milhões de brasileiros, no ano passado totalizaram 89,7 milhões de pessoas.

Os números apresentados pelo IBGE foram obtidos com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD). No método de coleta de informações, são os próprios entrevistados que declaram sua cor.
___________________________________________________________
Por Amanda Lira, no Alma Preta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!