Marielle Franco terá espaço público em sua homenagem em Paris


(FOTO/Mídia Ninja).
A ex-vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ), assassinada em março de 2018 no Rio de Janeiro, será homenageada em Paris. O Conselho Municipal da capital francesa aprovou, nesta segunda-feira (1), uma moção de intenção para dar o nome de Marielle a um espaço público na cidade. O anúncio foi feito pelo coletivo Rede Europeia para a Democracia no Brasil (RED.Br).

Conforme informou o coletivo, a decisão dos conselheiros foi unânime. A moção foi apresentada por políticos de esquerda, mas ganhou os votos da oposição de direita. Pelo Twitter, o grupo de vereadores socialistas comemorou a decisão, ressaltando que Marielle era uma “vereadora engajada na luta contra o racismo, a homofobia e as violências policiais”.

O próximo passo será encontrar um local, que pode ser uma rua, praça ou passagem pública, para receber o nome de Marielle.

É uma homenagem à Marielle, mas também uma forma de apoiar a luta contemporânea contra a violência e a opressão antidemocrática em todo o mundo”, afirmou o coletivo RED.Br.

Apoio

Logo que a proposta foi lançada, recebeu o apoio da prefeita socialista de Paris, Anne Hidalgo, que encampou o projeto.

Paris é o local onde esta primeira placa deve ser instalada, em razão de sua visibilidade e dos valores que representa. (…) Marielle lutava no cotidiano por uma cidade aberta, diversa e inclusiva e, por isso, pedimos que uma rua seja nomeada em sua homenagem”, disse a carta aberta do coletivo, encaminhada à prefeitura de Paris.

Dar seu nome a uma rua é um ato simbólico forte, de acordo com a vontade da prefeitura de Paris dos últimos anos de honrar a memória de mulheres ilustres e corajosas, representantes de minorias e combatentes dos direitos humanos”, completou o documento. (Com informações da Revista Fórum).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!