Sesc homenageia com comenda “Mulheres de Fibra” 14 mulheres caririenses


Sesc homenageia com comenda "Mulheres de Fibra" 14 mulheres caririense. (Foto: Reprodução/ ACB).


Em sua 15ª edição o Sesc, unidade de Crato, homenageou a trajetória de vida de 14 mulheres da região do cariri cearense com o prêmio “Mulher de Fibra”. A cerimônia ocorreu no Teatro Sesc Adalberto Vamozi e contou com a participação de familiares e amigos e amigas das “mulheres de fibra”.

A repórter Alana Soares, da Agência Miséria, relatou em detalhes o sentimento daqueles que acompanharam de perto o evento. “Não houve uma pessoa sequer presente na plateia que tenha resistido a emoção que aflora ao ouvir as histórias de vida das 14 mulheres homenageadas”, escreveu.

Alana ainda descreve o que motivou a premiação do Sesc. “Por suas vidas dedicadas a causa maiores que elas mesmas, por suas histórias de altruísmo, dedicação, força e coragem, estas mulheres receberam a comenda”.

O professor e coordenador da Crede 20, Roberto Souza, também deu parecer favorável ao evento e as homenageadas. “Histórias de luta, superação e doação a causas humanitárias marcaram a entrega do Prêmio Mulheres de Fibra do Sesc-Crato”, comentou ao usar a rede social facebook. E concluiu argumentando que foi “com sentimento de alegria” que prestigiou o reconhecimento de suas duas amigas que admira -  Alda Ferreira e Socorro Silva. Segundo ele, o reconhecimento é “por suas vidas dedicadas a fazer o bem”. Alda e Socorro são da Associação Cristã de Base (ACB).

Socorro e seu esposo, Batista, durante cerimônia "Mulheres de Fibra", do Sesc. (Foto: Reprodução/ACB).

O site da ACB pontuou que Maria do Socorro Silva, ora na função de Coordenadora de Desenvolvimento Metodológico e Educacional, foi indicação da própria instituição. “Uma das fundadoras da instituição, com uma história de vida de luta e resistência. Filha de agricultores, cresceu em uma comunidade pobre, conseguiu vencer os obstáculos que vida lhe trouxe. Com muito esforço conseguiu realizar sonhos, como o de estudar e pode fazer isso com seus dois filhos Sandino e Samira que estão formados”, diz texto de Nelzilane, da ACB.

Em sua fala Socorro afirmou “Eu gostaria de dizer que o que nós somos e o que nós fazemos não somos sozinhas. A gente é e a gente faz com a família, com os companheiros de jornada e com os movimentos. Daí porque a perspectiva feminista é luta e uma bandeira nossa, atualmente para nós esse momento é muito importante porque nos valoriza, mas também nos dá grandes responsabilidades”.

Alda Ferreira de Andrade é Tesoureira e membro da Diretoria Executiva da ACB. Uma mulher que venceu as barreiras da vida, ajudou a fundar partidos como o PT (Partido dos Trabalhadores) no Crato e em outros municípios do Cariri e contribuiu na criação do Fórum Araripense de Combate e Prevenção à Desertificação.

Professora Zuleide Queiroz recebe comenda "Mulheres de Fibra", do Sesc. (Foto: Reprodução/ Rede Social Facebook).

Quem também recebeu a comenda foi Zuleide Queiroz. Ela é professora da Departamento de Pedagogia da URCA, membro do Grupo de Valorização Negra do Cariri (Grunec) e contribuiu na fundação da Frente de Mulheres dos Movimentos do Cariri.

Na sua rede social ela agradeceu a premiação. Gratidão a todas as mulheres que me ajudaram na conquista deste prêmio! ”, escreveu. 

Confira abaixo a lista das outras homenageadas:

Ana Alencar Pereira: Trabalho Social com Idosos – Sesc Crato
Mª Izabel Lopes Feitosa: Professora – Cadeia Pública do Crato
Francisca Alves de Oliveira: Trabalho Social com Idosos – Sesc Crato
Kenia Quereno de Oliveira Luna Siebra: Empresária do Comércio do Município do Crato – Câmara dos Dirigentes Lojistas
Leide Alencar Jesuíno: Trabalho Social com Idosos – TSI em expansão Centro Pastoral
Lia Limaverde Cabral de Lima: Psicóloga – Idealizadora do Encontro de Cuidadores de Alzheimer do Cariri
Maricélia Meneses de Morais: Instrutora – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial ( Senac Cariri)
Marileide Pires de Holanda: Secretária Geral – Sindicato dos Empregados do Comércio de Crato
Rosa Oliveira Alves: Trabalho Social com Idosos – TSI em expansão (SCAN)
Celiane David Bispo: STTR – Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Crato
Maria Evandete Almeida: Coordenadora de Politicas Publicas de Assaré







                                                                                                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!