Primeira mulher negra toma posse como reitora de universidade federal no Brasil


Tomou posse da reitoria da Universidade Federal do Sul da Bahia. (Foto: Reprodução/ Atlântica News).

É a primeira vez que uma mulher negra assume a reitoria de uma universidade federal no Brasil. A nova reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Joana Angélica Guimarães da Luz, tomou posse na última semana na sede do Ministério da Educação, em Brasília.

Joana Luz tem 12 anos de experiência em gestão na área de educação no estado da Bahia. Além de ser formada em geologia e doutora em engenharia ambiental. Dentre as causas que participou ativamente, está o fomento à educação a distância na universidade pública.

Segundo ela, essa medida facilita a inserção dos estudantes, que por falta de condições não têm perspectiva em relação ao ensino superior. “Muitas vezes, por terem uma vida tão difícil e por falta de condições, eles não conseguem vislumbrar que a universidade está ali do lado”, reiterou.

Durante a posse, o ministro da Educação, Rossieli Soares, destacou a relevância da nomeação da reitora para o cenário da educação brasileira.

A universidade tem uma referência muito grande em formação de professores, no processo de continuidade, de olhar para o desenvolvimento de uma região importante do Brasil, como o sul da Bahia. Assim, é um momento importante ter a nova reitora, olhando para frente, investindo dentro da universidade e olhando para o desenvolvimento da região”, ponderou o ministro.

A Reitora possui Doutorado em Engenharia Ambiental pela Cornell University (EUA) e Estágio pós-doutoral na Brown University (EUA).  (Com informações do Ceert e Bahia Notícias).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!