3º Congresso de Tradições de Matrizes Africanas e Indígenas no Cariri será realizado em Juazeiro do Norte


(Foto: Reprodução).

De 13 a 16 de julho de 2018 o município de Juazeiro do Norte, na região metropolitana do cariri cearense, sediará o III Congresso de Tradições de Matrizes Africanas e Indígenas (III CTM Africar). A informação foi encaminhada à redação do Blog Negro Nicolau (BNN) via correio eletrônico pelo professor Samuel Esmeraldo.

Pensado e organizado pelo Centro Nacional de Africanidade e Resistência Afro-Brasileira - Núcleo Ceará-Cariri (Cenarab), Rede Nacional de Religiões Afro-brasileiras e Saúde – núcleo Kariri (Renafro), Núcleo de educação para a promoção da igualdade racial vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho de Juazeiro do Norte-CE (Nepir/Sedest) e Laboratório Interdisciplinar de Estudos da Violência (Liev/Unileão), o evento abordará temáticas como “Religiões, Intolerância Religiosa, Educação e Estado Laico” e segundo Samuel se configurará como “uma grande oportunidade para um encontro entre acadêmicos, profissionais e comunidades tradicionais de povos de Terreiros, indígenas e quilombolas”.

O III CTM Africar é uma continuação e evolução do I Congresso de Religiões de Matriz Africana no Cariri realizado em fevereiro de 2014 no IFCE ­Campus Juazeiro do Norte e visa abordar a realidade das tradições de matrizes africanas e indígenas, na perspectiva de valorizá­-las e desconstruir conceitos estereotipados referentes a estas.

Ainda segundo o professor Samuel, o evento contará com mesa redondas acerca de questões como a presença do diabo no imaginário das religiões afro-brasileiras (Que macumba é essa que não acredita no diábo?); a construção do Estado Laico no Brasil: aspectos legais, práticos e pedagógicos; Diáspora Africana; Intolerância, Racismo religioso e direitos humanos. Terá ainda além atividades culturais e oficinas de turbante, tranças, cuidados em saúde a partir das folhas, mostra de cinema e de fotografias.

Para participar como ouvinte ou até mesmo para submissão de artigos e apresentações artísticas, é preciso se inscrever.

O III CTM Africar ocorrerá no Sesc de Juazeiro situado à Rua da Matriz. Clique aqui e saiba como fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!