Na Câmara de Altaneira, Secretário Deza fala sobre medidas de contenção de gastos e transporte de Universitários


Na Câmara de Altaneira, Secretário Deza fala sobre medidas de contenção de gastos e transporte de universitários.
(Foto: Júnior Carvalho).

Com apenas quatro requerimentos votados e aprovados na ordem do dia, a Sessão Ordinária da Câmara de Altaneira nesta quarta-feira, 09, teve como principal destaque a ida do Secretário Municipal de Governo, o professor Deza Soares.  

Deza afirmou incialmente que sua presença na casa não estava prevista, visto que estava agendada uma viagem a capital do Estado para tratar de assuntos ligados a urbanização e revitalização da Lagoa Santa Tereza, mas que tinha recebido ligação constatando o cancelamento do encontro e remarcando outra data. Por isso, disse ele, encaminhei ofício à casa solicitando o espaço para anunciar algumas medidas de contenção de gastos tomadas e a serem tomadas pelo gestor municipal.

De acordo com o secretário, algumas já estão sendo trabalhadas. “Como a licitação”, pontuou. Afirmou, outrossim, que o governo irá fazer uma análise de redução valores prestados pelas assessorias e que haverá também uma redução de serviços.

Quanto à Reestruturação Administrativa, iniciada em 2017, e que não foi possível sua conclusão, Deza afirmou que ela é necessária e que deve ocorrer o mais rápido possível, inclusive para que se possa avaliar o quadro de servidores do município, visando “a contenção de despesas” no que pese aos cargos comissionados e servidores/as em função temporária.

Deza ainda anunciou que amanhã circulará na mídia um Decreto instituindo uma Comissão de Avaliação e Controle de Gastos com Pessoal formada pelo procurador do município, o secretário de administração e finanças e o controlador geral e chegou a relatar que o município já atingiu o limite do que propõe a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Por fim, o secretário ainda mencionou acerca de um dos temas mais comentados dos últimos dias, o transporte de universitários/as. Ele reforçou as palavras do prefeito quando em conversa com a redação do Blog Negro Nicolau (BNN) afirmou que “estava fazendo o possível para não retirar a gratuidade dos veículos". “É intenção do governo fazer todo o possível para que os universitários tenham esse benefício”, frisou Deza. Porém, destacou que a prioridade do município é com a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio. “Este último temos a parceria do governo do estado”, ponderou.

Ao lembrar que há o compromisso com o ensino superior, ele afirmou que não é o autor da emenda que instituiu essa obrigação, mas que enquanto vereador e secretário de educação defendeu o transporte gratuito e convocou parlamentares e demais interessados no assunto a se fazerem presentes no próximo sábado, às 09h00, no auditório da Escola 18 de Dezembro, para uma reunião com os universitários. “É preciso encontrar uma saída”, finalizou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!