domingo, 15 de abril de 2018

Prefeito de Altaneira anuncia controle e contenção de gastos em virtude de crise e ex-prefeito discorda


Prefeito Dariomar Rodrigues em reunião com secretários, diretores escolares, procurador geral e vereadores para discutir situação financeira do município de Altaneira. (Foto: Reprodução/ Facebook).

Em reunião que contou com a participação de diretores e diretoras de escolas, coordenadores escolares, da secretária de educação, Leocádia Soares, dos secretários de governo e de Administração e Finanças, Deza Soares e Humberto Batista, respectivamente, do procurador geral do município, Milton Ferreira e de vereadores - tanto da base quanto da oposição -, o prefeito Dariomar Rodrigues (PT) anunciou na manhã da última quinta-feira, 12, que o município passa por graves problemas em fase da crise financeira que vem rondando e assustando diversos gestores, principalmente os de pequeno e médio porte.

Segundo informações que foram publicizadas no início na tarde de sexta-feira, 13, na página do município no facebook, as principais medidas apresentadas foram “a redução de serviços de assessorias, cargos comissionados, uso de transportes e consequentemente de combustíveis”. Outras ações podem ser feitas que, de acordo com a mesma página, “embora necessárias, são menos prioritárias”.

O líder da oposição na câmara, o vereador professor Adeilton (PSD) afirmou em rede social que teceu críticas e realçou que ficou “abismado com diversas questões levantadas”. “Entre elas”, pontuou, “critiquei o gasto com mais de 700 mil reais com compra de livro. Se a crise foi gerado pela perca dos resultados na educação, não justifica gastar desse tanto, nesse momento”. Ainda segundo o edil, as críticas foram feitas também por parlamentares da base, mas não escreveu o teor destas. Na página do município não consta essas informações, tão pouco no portal oficial.

Delvamberto Soares (PDT).
(Foto: João Alves).
A reunião para apontar sugestões visando superar as dificuldades financeiras do município foi destaque no Blog de Altaneira (BA) e em algumas emissoras de rádio do interior. Ao tomar conhecimento do fato via publicação do BA no facebook, o ex-prefeito Delvamberto Soares (PDT) teceu duras críticas ao atual gestor.

Não acredito em crise, e mesmo se existisse tal teria que ter tomado ações no início da gestão para não ter chegado ao caos que chegamos”, frisou Delvamberto. O ex-prefeito ainda destacou que não se pode aceitar “que as pessoas que necessitam dos serviços básicos do município sejam penalizadas”.

Delvamberto foi além e ressaltou que “seria mais prudente o Prefeito assumir que vez gastos desnecessários fora da realidade do Município e deixar de colocar culpa nas gestões passadas”. E continuou ao propor que seja cortado 30% dos salários tanto do chefe do poder executivo quanto do secretariado. “Já que chegou a essa situação que tal contar 30% dos salários do Prefeito e Secretários”, propôs ele.

Essa é primeira vez que o aliado político nas eleições passadas faz críticas ao prefeito. Até o fechamento desta matéria nenhum membro da administração municipal havia se manifestado sobre.

A reunião ocorreu no auditório do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da sede.

___________________________________________________________________________
A redação do Blog Negro Nicolau (BNN) comunica que está aberto caso alguém ligado à administração municipal queira utilizar esta espaço para se manifestar.




0 comentários:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!