Biblioteca Comunitária no distrito do Triunfo, em Nova Olinda, realiza 4º edição do Circuito Ciclístico


A Biblioteca em Minha Casa (BEMC) é uma biblioteca comunitária localizada no Distrito Triunfo, em Nova Olinda (CE). A iniciativa do acervo bibliográfico partiu da professora Ana Paula Ferreira e visa promover a leitura pelo contato direto de crianças, jovens e adultos com os livros.

Como todos os espaços comunitários, a BEMC depende de doações de exemplares para manter seu acervo e garantir a facilitação do acesso ao meio literário. “Mais que uma biblioteca, a BEMC vem mostrar para as pessoas que a leitura vai além do livro e do ato de ler, mas, diferente do que muitos ainda pensam, trata-se de uma atividade inteiramente ligada à vida cotidiana, que traz benefícios para a saúde do corpo e da mente, contribui para a propagação do conhecimento e ajuda a melhorar e fortalecer o relacionamento entre as pessoas”, disse outrora o voluntário Matheus Santos ao Blog Negro Nicolau. Matheus cursa atualmente Jornalismo na Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Ainda segundo ele, a BEMC promove não só o empréstimo de livros, mas também busca realizar outras ações educativas que incentivem a leitura, além de desenvolver a criticidade dos leitores, “pois”, disse, “muitos indivíduos, infelizmente, ainda não associam a leitura a uma atividade de prazer, crescimento pessoal e aprimoramento sociocultural”.

Rodas de leitura e encontros literários são exemplos de atividades rotineiras. Nos últimos três anos, a BEMC vem realizando Circuito Ciclístico. O encontro é feito na própria comunidade percorrendo um pequeno trajeto, sem fins lucrativos e tem a finalidade de, dentre outras, abrir as portas da biblioteca, reunir os leitores para possibilitar mais interação através de um momento descontraído e prazeroso promovendo a amizade e o contato entre as pessoas.

A 4º Edição do Circuito será realizada no próximo dia 30 de julho, às 08h00. Segundo informações já divulgadas na página da biblioteca no facebook, a concentração se dará na sede da instituição localizada à Rua São Francisco. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!