Leitoras e leitores avaliam Blog Negro Nicolau


Este blogueiro lançou na última quinta-feira, 22, na rede social facebook, uma pesquisa de caráter avaliativo do Blog Negro Nicolau. A finalidade era saber como as temáticas trabalhadas estavam sendo recebidas pelas leitoras e leitores, além de colher destas (es) sugestões de novos temas.

Segundo a pesquisa, que teve dezenas de curtidas, o Blog foi avaliado positivamente. 91,4% deram nota máxima e ainda explicaram e deram sugestões. “Blog de perfeita qualidade que prima pela defesa dos direitos humanos, além de promover a aquisição de conhecimentos acerca de temas sociais como, política, igualdade de direitos, combate ao racismo, homossexualidade e todas as demais formas de preconceito”, disse a professora Valéria Rodrigues. Segundo ela, a redação deveria trabalhar também com conteúdos relacionados ao meio ambiente e saúde. “Gostaria de sugerir que o mesmo abrangesse temas relacionados a saúde, meio ambiente e bem estar”, realçou.

Maria Socorro Mendes foi taxativa. “Precisamos de algo que defenda e faça crescer os conhecimentos sobre nossa Cultura”, comentou. Létícia Rodrigues, Brígida Rodrigues e Janikelle Matos, egressas do ensino médio, destacaram a periodicidade com que o blog divulga as informações. O mesmo sentimento foi compartilhado pela estudante do curso de pedagogia, Laudicéia Bento Sousa e pela Agente Social de Altaneira, Mauricelia Demones Tavares. “10, sempre com assuntos atuais e de grande importância para a população”, frisou a primeira. 

A professora Elaide Vieira destacou a abordagem de temas que, segundo ela, são muitas vezes polêmicos, mas que no portal são expostos para defender os direitos humanos. “Nota 10. Um blog que traz informações sobre diversos temas muitas vezes polêmicos como religião, racismo e homossexualidade, mas sempre em defesa dos direitos humanos”, comentou.

Vitória Alves, universitária, frisou que o blog “fala de assuntos que necessitam de debate e exposição, de forma clara, e sempre prezando os direitos humanos”. Mesma posição de Kézia Adjane, estudante do curso técnico em Redes de Computadores (terceiro ano a), na Escola Estadual de Educação Profissional Wellington Belém de Figueiredo, em Nova Olinda. Para ela, o blog faz com que as pessoas queiram saber mais acerca do que acontece na sociedade. Muitas vezes ignorado. “É um blog maravilhoso que aborda temas que nos fazem pensar e querer saber mais sobre o que acontece na sociedade, as vezes acontece perto de nós e nós ignoramos”, pontuou. 


Ana Karolyne, egressa do ensino médio, mencionou que os textos trabalhados no diário online são preteridos pelas grandes mídias e que as discussões aqui expostas servem para mostrar a realidade como de fato ela é, sem  retoques e nem recortes. “Sem dúvida alguma, 10. Tens pautado questões sociais importantíssimas para o desenvolvimento pleno da sociedade, questões preteridas pelas grandes mídias. Tens mostrado a realidade como de fato ela é, sem retoques nem cortes. Vem apresentando fatos desconhecidos pela população, informações que permitem aos leitores conhecerem os dois lados da moeda, o que realmente acontece por trás das cortinas. O blog é maravilhoso! Parabéns!!!”, destacou.


Francilene Oliveira, estudante do curso de História na URCA, foi categórica quanto a finalidade do diário online. “Que continue com o mesmo propósito e que possa discorrer sobre Figuras e fatos locais diretamente ligado ao principal objetivo do portal”. Paulo Henrique, repórter do Jornal Notícias em Destaque, da Rádio Comunitária Altaneira FM, caminhou na mesma linha de raciocínio da universitária. Tratar assuntos municipais, por exemplo: Descasos que acontecem em nosso município de Altaneira. Não da ênfase só nacional, mas municipal também”, disse.

Andrea Oliveira, estudante do curso de letras (URCA), destacou o papel do editor. “10....vc fala com propriedade...admiro quem não se deixa oprimir”. Outras e outros escreveram parabéns.

Já o divulgador de empresas, Gardel Santos, primou por destacar o fato de se tratar de temas como educação em um blog e apontou como sugestão um “blog mais colaborativo”. “Veja a possibilidade de torná-l0 mais colaborativo onde de cada estado alguém lhe proveria de notícias e informações sobre a História”, ressaltou.

5,7% das (os) leitoras (es) não deram a pontuação máxima. 8 e 9 foram as notas creditadas, mas não apontaram sugestões. 2,8% das pessoas apenas comentaram positivamente e deixaram sugestões, mas sem mencionarem notas. 

A minha gratidão a todas (os) que participaram da pesquisa. Irei acatar as sugestões apontadas, afinal, o blog está A SERVIÇO DA CIDADANIA.


O Blog

O fato é que o nosso blog sem se apegar ao modismo dos veículos de comunicação hospedados na internet e sem aderir ao elitismo barato e ao sensacionalismo, está com seis anos de atuação constante na rede mundial de computadores sempre A SERVIÇO DA CIDADANIA e, para tanto, buscamos oportunizar os menos favorecidos, os que por algum motivo não tem voz através da comunicação. Esta (Comunicação) que consideramos uma das principais armas contra a homofobia, misoginia, racismo, conservadorismo, elitismo, enfim... contra as mais diversas formas que corroborem para perpetuar as desigualdades sociais. E é exatamente por pensar assim que além das nossas lutas diárias em vários espaços de poder, seja na escola ou na rádio, resolvemos colocar esse portal como mais uma das ferramentas nessa luta de classe onde estamos do lado dos oprimidos na busca permanente por fazer com que cada vez mais pessoas se sintam parte e se sintam principalmente empoderados/@s.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!