Este
livro se inicia com um convite à professora e ao professor da educação infantil
de diferentes regiões do Brasil, responsáveis pela educação de crianças de 0 a
5 anos, a um diálogo em torno do trabalho pedagógico com a história africana e
as relações raciais no Brasil.
Publicado
originalmente no Etnicoracial
As
autoras do texto final do presente livro, apesar de hoje atuarem no ensino
superior, começaram suas atividades profissionais na educação básica e atuaram
na educação infantil como docentes ou formadoras de professores. Portanto, elas
sabem as dores e as delícias de atuar como profissionais responsáveis pela
educação infantil.
As
trajetórias profissionais e políticas de cada uma levaram-nas a perceber temas,
perspectivas e histórias omitidas, silenciadas ou tratadas de forma distorcida
na escola básica, tendo o seu início na educação infantil, quer seja nas
creches ou nas pré-escolas. A questão africana e afro-brasileira é uma delas.
Acompanharam,
ao longo dos tempos, a luta dos movimentos sociais na denúncia dessa lacuna
junto ao poder público nacional, regional e local, e as várias estratégias
alternativas e paralelas construídas por esse movimento social, as quais foram
acolhidas por alguns docentes, profissionais da educação infantil, gestores,
formuladores de políticas educacionais, familiares e redes de ensino.
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