Dia Mundial de Combate a Corrupção, Por Larissa Miranda*


Bom pessoal, hoje é o dia mundial de combate à corrupção, que foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Mas o que seria corrupção? Essa palavra deriva do latim corruptus, que tem como significado quebrados em pedaços, ou seja, pessoas que se utilizam do poder ou autoridade para obter vantagens e também para "roubar" o dinheiro publico para uma finalidade pessoal. Geralmente essa pratica esta em maior visibilidade em lugares que não possui uma forma de governo democrático e de terceiro mundo, sendo comum nas três esferas (legislativo, judiciário, executivo). Não existe país cuja a corrupção seja zero, porém em países desenvolvidos e democráticos, sua população conhece seus direitos e será difícil enganar a mesma, e isso consequentemente irar gerar menos corrupção.

Segundo uma pesquisa feita, somos 72° colocado entre cerca de 177 países, sobre a percepção da corrupção pela as sociedades nacionais. Se olharmos numa escala de zero, ou seja, extremamente corruptos, a cem, que seria muito transparente, estaríamos na 42° colocação. Alguns casos que demonstra o por que de estamos nessa ordem, e o nosso cotidiano e casos que são divulgados pela mídia como o caso da Petrobras.

Algumas citações que exemplificam e justificam a corrupção:

"A corrupção dos governantes quase sempre começa com a corrupção dos seus princípios."
-Barão de Montesquieu

"Num estado democrático existem duas classes de políticos: Os suspeitos de corrupção e os corruptos."
-David Zac

"É hipócrita quem critica a corrupção genérica e em grande escala e pratica a corrupção cotidiana."
-Sergio Fajardo

* Aluna do Curso Técnico em Finanças da EEEP Wellington Belém de Figueiredo, em Nova Olinda-CE. O Texto foi publicado originalmente no blog Miscigenados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!