Escritora Jarid Arraes fará lançamento do livro "As Lendas de Dandara" na região do cariri


Jarid Arraes, escritora do Revista Fórum, residente no Estado de São Paulo e, forte propagadora dos ideias negros lançará no município de Juazeiro do Norte, na região metropolitana do cariri cearense, seu novo livro – intitulado "As Lendas de Dandara".

Segundo informações da escritora o evento ocorrerá no próximo dia 14 (quatorze) a partir das 19h00 na Rua São Luiz, nº 181, no 1º andar, localizado no centro de Juazeiro e no ensejo haverá ainda espaços para exposição das ilustrações, roda de conversa e um sarau organizado pelo Grupo de Mulheres Negras do Cariri (Pretas Simoa). 

Jarid lembra que a obra será vendida a R$ 25,00 (vinte e cinco) reais e somente a dinheiro. Um evento com a finalidade de divulgar o lançamento da obra foi criado na rede social facebook e até o fechamento deste artigo 25 (vinte e cinco) pessoas já tinham confirmado presença.

Em entrevista ao Informações em Foco, a autora falou sobre o lançamento aqui no cariri. “Eu espero que eu possa encontrar pessoas queridas e que também estão engajadas na construção de uma sociedade sem racismo, sem misoginia e outros tipos de discriminação. Só de estar lançando no Cariri já é uma emoção, mas é ainda melhor saber que estamos todos juntos lutando por um Cariri onde o racismo não mais exista”, afirmou.

Dandara

Primeira e única mulher de Zumbi, princesa de Palmares e mãe dos três filhos de Zumbi. Dandara era guerreira valente e auxiliou muito Zumbi quanto às estratégias e planos de ataque e defesa de Palmares. Ela se matou jogando-se da pedreira mais alta de Palmares, que ficava nos fundos do principal mocambo - a Cerca dos Macacos - quando da queda do Quilombo de Palmares para não voltar à condição de escrava.

Além de esposa de Zumbi dos Palmares com quem teve três filhos foi uma das lideranças femininas negras que lutou contra o sistema escravocrata do século XVII. Não há registros do local do seu nascimento, tampouco da sua ascendência africana. Relatos nos levam a crer que nasceu no Brasil e estabeleceu-se no Quilombo dos Palmares ainda menina.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!