Blog Informações em Foco é mais uma vez destaque nacional



O sucesso no meio midiático é alcançado de várias maneiras. A luta por reconhecimento é travada sem respeitar os limites do outro beirando o caminho de um sensacionalismo e um elitismo exacerbado. Os grandes polos midiáticos, principalmente os televisivos podem ser incluidos nesse rol de forma mais consistente.

Com o avanço avassalador das tecnologias da informação e comunicação tendo como suporte a internet, ganhou destaque inclusive fazendo frente e virando alterativas aos até então intocáveis meios de comunicação tradicionais (Rádios e TVs), os sites e blogs. No entanto, muitos não conseguiram se dissociar das formas conservadoras e retrógradas de se fazer comunicação e acabam favorecendo setores sociais pertencentes a classe dominante com suas formas de informar. Nesse sentido, muitos sites e blogs começam a se venderem e a se tornarem instrumentos de barganhas política-econômica.

Contrário a essa forma retrógrada e conservadora de comunicação, este portal vem desde o seu lançamento mantendo uma postura de informar para formar opinião a partir de temas que muitos correm para não falar, com destaque para aqueles ligados a área da política e da religião.

E é por pensar assim e se manter nesse caminho da CIDADANIA que quase que diariamente a redação do Informações em Foco recebe ligações e mensagens de incentivo, seja por celular ou via correio eletrônico. 

Como fruto de um trabalho voltado para a formação de opinião este signatário a partir de artigo intitulado Reduzir a Maioridade Penal é um afronta aos direitos da juventude” publicado aqui neste espaço de comunicação e reproduzido no portal Geledes, do Instituto da Mulher Negra, com sede na Capital Paulista, foi convidado a ministrar palestra no Arquivo Público do Município de Rio Claro, estado de São Paulo acerca da Redução da Maioridade Penal e suas Experiências Cotidianas, bem como ações do governo e da comunidade em relação a ela

Para além disso, esse blog é visto ainda como referência na área educacional, principalmente quando o assunto em questão é a valorização da cultura africana e afro-brasileira. Desde o ano de 2014 que este portal assumiu o compromisso de falar sobre negros e negras que com suas ações transformaram a si e a comunidade onde estavam inseridos a partir da série “Personalidades Negras que Mudaram o Mundo”. 


A série tem conseguido um excelente índice de acessos, gerado diversas curtidas, vários comentários tanto na própria rede social como no próprio blog e muitos compartilhamentos, o que para nós não representaria nada se não fosse acompanhada de uma nova visão de mundo e de um novo olhar sobre esse grupo social que contribuiu e ainda contribui na formação do Brasil.

Tal pressuposto pode facilmente ser percebido na imagem (acima) capturada em que há uma mensagem encaminhada via correio eletrônico pela professora Ana Lúcia Castro, do Estado da Bahia.

A professora de Educação Física diz que ao acessar o blog ficou curiosa para saber todos os nomes das personalidades negras que compõem o mosaico e que ilustram o pano de fundo do IF e argumenta que se se tiver uma resposta sobre sua curiosidade se “encarregaria de pesquisar as suas histórias e apresentar aos alunos”.

Ana Lúcia também via correio eletrônico sugere a inclusão na série “a Desembargadora Federal (do TRF 1º) baiana, Neusa Maria Alves”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!