Personalidades Negras que Mudaram o Mundo: Conceição Evaristo


Da mesma forma que Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, nascida aos 29 de dezembro de 1946 em uma favela situada na zona sul de Belo Horizonte, Minas Gerais, matinha um diário onde anotava as dificuldades de um cotidiano sofrido, tendo, portando, crescido em um ambiente rodeado por palavras.

Filha de uma lavadeira, Conceição teve que conciliar os estudos com o trabalho como empregada doméstica. Nesse embalo só veio a concluir o curso normal, em 1971 aos 25 anos. 

No entanto, mesmo com todas as dificuldades, ela se tornou uma das principais referências quando o assunto em pauta é a literatura Brasileira e Afro-brasileira, vindo, inclusive a se tornar também uma escritora negra de projeção internacional, com livros traduzidos em outros idiomas.

Conceição Evaristo teve seu primeiro poema publicado nos anos 90 do século passado, no décimo terceiro volume dos Cadernos Negros, editado pelo grupo Quilombhoje, de São Paulo. A partir dai, as publicações se ampliaram neste caderno, não só de poemas, mas também de contos e romances.

São alvos de seus escritos as profundas reflexões sobre questões referentes a raça e gênero, visando revelar a desigualdade velada no meio social, além desejar recuperar uma memória sofrida da população afro-brasileira em toda sua riqueza e sua potencialidade de ação. Nas suas escritas, se percebe o quanto ela almeja abrir espaços para outras mulheres negras se apresentarem no mundo da literatura.

5 comentários:

  1. Fico feliz em ver que as mulheres estão ganhando espaço na literatura.Uma coisa q até então era só para homens

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz em ver que as mulheres estão ganhando espaço na literatura.Uma coisa q até então era só para homens

    ResponderExcluir
  3. Otimo Post!! Me fez conhecer sobre a mulher incrivel que é a Conceiçao evaristo!Que mesmo com todas as dificuldades conseguiu ser uma mulher de respeito na literatura brasileira.E ainda é uma grande representante das mulheres negras e que acaba incorajando mais e mais mulheres a se manifestarem no mundo literário.

    ResponderExcluir
  4. ótima postagem! Amei conhecer mais sobre esta mulher incrível que é a Conceição Evaristo! Mulher negra e guerreira e ainda uma grande inspiração para várias outras mulheres.

    ResponderExcluir
  5. Olá, gostei muito do tema da postagem, enfatizando a história de vida de uma mulher negra que mudou os rumos da literatura Brasileira, foi bastente informativo saber um pouco da vida de uma grande mulher que é um exemplo de vida e superação para todos!

    ResponderExcluir

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!