Fundação Biblioteca Nacional promove ciclo de palestras sobre conservação de documentos em prédios históricos


A Fundação Biblioteca Nacional promoverá entre os dias 25 e 26 de junho um ciclo de palestras com a temática “A Conservação Preventiva de Documentos em Prédios Históricos”. Dentre as temáticas abordadas inclui-se a ambientação das áreas de guarda de coleções da BN e o projeto de climatização da Biblioteca de Rui Barbosa.

O evento é aberto ao público, com entrada franca e está organizado pelo Centro de Processamento Técnico e Preservação e a Coordenação de Preservação da Fundação Biblioteca Nacional e terá como palco das discussões o Auditório Machado de Assis da Biblioteca Nacional.

Os interessados em fazer sua inscrição ou obterem maiores informações acerca do evento devem encaminhar e-mail para o endereço ciclodepalestras@bn.gov.br ou acessar o site do evento.

Abaixo segue o cronograma

PROGRAMA

DIA 25 DE JUNHO

14h

Abertura do Ciclo de Palestras pelo Presidente da Fundação Biblioteca Nacional
Renato Lessa.

14h15 às 15h15

Palestra: O prédio histórico da Biblioteca Nacional do Brasil.
Com Luiz Antônio Lopes de Souza, Mestre em Arquitetura pelo Pro Arq. - UFRJ e Chefe do Núcleo de Arquitetura da Fundação Biblioteca Nacional.

15h20 às 16h20

Palestra: A ambientação das áreas de guarda de coleções da Biblioteca Nacional.
Com Antônio Carlos dos Santos Oliveira, Msc. Arquitetura, Climatologista, Bsc. Museologia e Técnico em Meteorologia. É o Climatologista que presta assessoria técnica à Biblioteca Nacional.

16h25 às 17h25

Palestra: A Conservação Preventiva Planejada e Executada no Acervo Documental do Arquivo Nacional.
Com Lucia Peralta, Coordenadora de Preservação do Acervo do Arquivo Nacional.

Debate e Encerramento

DIA 26 DE JUNHO

14h às 15h

Palestra: Conservação Preventiva: A qualidade do ar interno na Biblioteca Nacional.
Com o Prof. Dr. Ricardo H. M. Godoi – Dep. de Engenharia Ambiental / Environmental Engineering Universidade Federal do Paraná. Lab.Air. Esta pesquisa é fruto da parceria da FBN com a UFPR, firmada em 2014.

15h10 às 16h10

Palestra: Desafios da mitigação de riscos em acervos documentais em prédios históricos.
Com José Luiz Pedersoli Junior. Químico pela UFMG, Mestre em Química pela Universidade de Helsinque / Finlândia. Trabalhou como Cientista da Conservação no Instituto Holandês do Patrimônio Cultural em Amsterdã e no Centro Internacional para o Estudo da Preservação e da Restauração do Patrimônio Cultural/ICCROM em Roma, onde presta assessoria até os dias de hoje. É coautor do Plano de Riscos – Salvaguarda e Emergência, uma publicação da Biblioteca Nacional.

16h15 às 17h15

Palestra: O Projeto de Climatização da Biblioteca de Rui Barbosa.
Com Claudia S. Rodrigues de Carvalho, Arquiteta pela UFRJ, Mestre pela FAU/UFRJ, Doutora pelo Dep. de História da Arquitetura e Urbanismo pela USP. É Coordenadora do Núcleo de Preservação Arquitetônica do Centro de Memória da Fundação Casa de Rui Barbosa/FCRB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!