Conheça cinco curiosidades sobre a Roda de Capoeira


A página da Fundação Cultural Palmares, na rede social facebook publicou na tarde desta terça-feira, 07, cinco curiosidades sobre a Roda de Capoeira.  

Grupo CultuArte, de Altaneira, em roda de capoeira na EEEP
Wellington Belém de Figueiredo por ocasião
do dia da Consciência Negra. Foto: Yane Moura
.
No dia 26 de novembro de 2014  a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) reconheceu a roda de capoeira, prática cultural afro-brasileira como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. O reconhecimento é dado a expressões e tradições culturais que são passadas de geração pelo mundo e foi concedido após uma votação na sede desta entidade em Paris.

Essa prática mistura música com arte marcial e tem origem no século XVII com povos escravizados no Brasil em busca de socialização e defesa contra a violência praticada na época.

Abaixo segue as cinco curiosidades

1) O gol de bicicleta utilizado no futebol teve influência dos movimentos da Capoeira.

2) Havia prisão e trabalho forçado para quem fosse pego praticando capoeira na época da proibição, no Brasil República.

3) O uso de uma argolinha de ouro na orelha era tido como sinal de força e valentia dos negros.

4) Nas rodas os capoeiristas jogavam sem manchar o branco de suas vestes e sem deixar cair o chapéu. Era considerado um bom jogador aquele que conseguisse sair da roda com o terno impecavelmente limpo.

5) Milhares de capoeiristas foram para a Guerra do Paraguai, pois havia sido prometida a liberdade no final do conflito àqueles que participassem da batalha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!