Apresentações educacionais marcam os 58 anos de Emancipação Politica de Nova Olinda


O Município de Nova Olinda, localizado na Região do Cariri comemorou nesta terça-feira, 14, 58 anos de Emancipação Política. Diante disso o Governo Municipal em parceria com as secretarias desta municipalidade iniciaram durante a tarde os festejos alusivos a essa passagem.

Alunos do Curso Técnico em Redes de Computadores, da
EEEP Wellington Belém de Figueiredo durante desfile cívico.
Foto: Informações em Foco
.
O evento contou com uma ampla programação que se inciaram ainda nas salas de aulas das escolas desta municipalidade, tanto as de educação infantil, quanto aquelas do ensino fundamental e médio envolvendo ensaios para expor durante o desfile cívico pelas principais ruas deste espaço social.

As programações e atrações ficaram a cargo, principalmente, das secretarias da Educação e da Cultura. No fim da tarde todas as instituições de ensino estiveram imbuídas de um sentimento de patriotismo a partir de blocos que referenciavam os projetos desenvolvidos durante o ano, bem como também temas que dizem respeito ao exercício da cidadania e referências para a promoção da paz.  

Alunos da EEEP Wellington Belém de Figueiredo por ocasião
dos 58 anos de Emancipação Política do Município de
Nova Olinda. Foto: Informações em Foco.
A Escola Estadual de Educação Profissional Wellington Belém de Figueiredo que atende a mais dois municípios além deste (Altaneira e Santana do Cariri) participou da programação com os alunos apresentando os quatro cursos de que dispõe, a saber: Agronegócio, Edificações, Finanças e Redes de Computadores, vindo a desenvolver as finalidades e as áreas de atuação de cada um acompanhados do núcleo gestor, professores e demais servidores.

Segundo Cristiane, Secretária Municipal de Educação, foi realizada uma enquete entre as escolas objetivando saber o melhor horário para a efetivação da programação. Antes o desfile era promovido no período da manhã. Estiveram presentes também nas comemorações algumas personalidades ligadas direta ou indiretamente política, como o prefeito Ronaldo Sampaio,  a vice-governadora do estado do Ceará, Izolda Cela e o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, Idilvan Alencar.

Nova Olinda e sua Emancipação

Antes de se tornar município, o povoado de Tapera, como era outrora chamada pertencia ao município de Santana do Cariri. Segundo informações constante no sítio do Instituto de Geografia e Estatística – IBGE, um missionário pernambucano (não há dados do nome deste) mudou o topônimo para Nova Olinda em face de seus aspectos geográficos.

Em 1933, pelo decreto nº 1.256, de 4 de dezembro, foi elevado à categoria de distrito. Mas somente em 1957 com a lei nº 3.555, de 14 de março, veio a sua emancipação política. 

Segundo o último levantamento do IBGE o município conta com cerca de 13 mil habitantes e uma área equivalente a 291km².


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!