Açude que abastece Altaneira está com baixa capacidade


O secretário de Agricultura e Meio Ambiente do município de Altaneira, Ceza Cristovão, usou a rede social facebook na manhã desta quinta-feira, 16, a partir do perfil “Altaneira Ações” para demonstrar sua preocupação em relação a baixa capacidade do Açude Valério, conhecido popularmente por “Pageú” que abastece  todo o município.

Açude Pageú que abastece o município de Altaneira está apenas com 48% de sua capacidade. Foto: Divulgação.
Segundo dados apresentado pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Estado do Ceará – COGERH, o reservatório do Pageú está apenas com 902,000 m³, o que equivale a 48% de sua capacidade. Ao apresentar um comparativo entre o período de Janeiro a Abril do ano de 2014 com o mesmo período deste ano, o secretário concluiu que a população deve ficar temerosa, sinalizando a situação do açude com crítica emergencial. Pelo dados coletados e expostos, há uma diferença negativa de 286 mm entre 2014 e 2015.

Iremos começar uma campanha de conscientização este mês em rádios, internet e moto som. a situação é extremamente preocupante e se não tomarmos algumas medidas, no futuro próximo o município passará por situação de racionamento radical”, concluiu Ceza Cristóvão que também é Coordenador Municipal de Defesa Civil e representa Altaneira no Comitê de Bacias do Alto Jaguaribe.

O alerta recebeu alguns comentários. Todos caminhando no sentido de se fazer uma campanha de conscientização junto a comunidade. O prefeito Delvamberto Soares (Pros) ao parabenizar o secretário pela transparência no ato da informação reforçou “vamos fazer uma campanha junto a nossa comunidade para o melhor uso da nossa água”. O líder da oposição na Câmara, o vereador Professor Adeilton (PP) frisou a união na amenização do problema ao arguir “essa situação é preocupante e todos devemos nos unir nessa conscientização”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!