Última rodada - O que está em jogo: rebaixamento e vagas em copas agitam o brasileirão



Com o título do Cruzeiro, a definição dos representantes brasileiros na Libertadores e os rebaixamentos de Criciúma e Botafogo, a última rodada do Brasileirão ainda reserva algumas definições. Neste fim de semana, estão em disputa ainda um lugar direto na fase de grupos da Taça Libertadores, uma vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil, as posições que garantem, na pior das hipóteses, a disputa da Copa Sul-Americana em 2015, e a fuga do rebaixamento. Confira como estão as disputas:

Rebaixamento

Palmeiras, Vitória e Bahia lutam para ficar com a 16ª colocação e escapar da degola. O Verdão, com 39 pontos, depende só de si e precisa vencer o Atlético-PR em casa para respirar aliviado. Caso isso não aconteça, o Vitória, que soma 38, precisa vencer o Santos no Barradão para se livrar.

O Bahia, com 37, precisa vencer, torcer para um empate do Vitória e uma derrota do Palmeiras. Caso o Tricolor baiano vença e haja um empate palmeirense, os paulistas ficam na frente, pois somam mais vitórias: 11 contra 10.

Libertadores

Internacional e Corinthians disputam a última vaga brasileira na fase de grupos do torneio, que ficará com o terceiro colocado. O Inter, atual dono da posição, com 66 pontos e 20 vitórias, encara o Figueirense fora de casa e depende apenas de si. O Corinthians, que soma os mesmos 66, mas venceu 18 jogos, precisa derrotar o rebaixado Criciúma em casa e torcer por um tropeço colorado. Quem ficar com a quarta colocação disputa a fase preliminar da Libertadores e, se vencer, entra em um grupo difícil, com São Paulo e San Lorenzo, atual campeão.

Copa do Brasil

Está em jogo também uma vaga direta nas oitavas de final da Copa do Brasil de 2015 (além dos cinco classificados para a Libertadores, classifica-se também o time mais bem colocado no Brasileirão entre os não classificados). A disputa se resume a Fluminense e Grêmio. O Flu precisa derrotar o campeão Cruzeiro no Mineirão, ou ao menos igualar o resultado dos gaúchos, que recebem o Flamengo na Arena Grêmio.

Copa Sul-Americana

De acordo com o regulamento, classificam-se para a Copa Sul-Americana os seis primeiros colocados do Brasileirão que não estejam nas oitavas de final da Copa do Brasil. No caso, o perdedor da disputa entre Fluminense e Grêmio está garantido nesta zona de classificação, assim como já estão Atlético-PR, oitavo colocado com 53 pontos, Flamengo, em nono com 51, e Santos, em décimo com 50. O, Sport, 11º com 49, também está garantido na Sul-Americana de 2015, desde que não chegue às oitavas da Copa do Brasil. A competição continental, por sinal, é um objetivo declarado da equipe.

Neste cenário, resta uma vaga em disputa, e por ela brigam Figueirense, 12º colocado com 47 pontos, e Goiás, 13º com 44. O Figueira precisa apenas de um empate com o Internacional, no Orlando Scarpelli, para ficar na zona de classificação. Caso alguma das equipes citadas chegue às oitavas de final da Copa do Brasil, a vaga na competição internacional fica com o time imediatamente abaixo na tabela do Brasileirão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!