O Che da Capa da Veja: Arqueologia de um Plágio



A capa da Veja é um plágio do grupo da ultra direita Virtous-Planet dos Estados Unidos, que tem a imagem protegida por direitos autorais.

O problema é que esta imagem protegida pelo grupo anti-comunista é também uma cópia de outra imagem recentemente protegida por direitos autorais – o retrato bicolor de Che do artista irlandês Jim Fitzpatrick (1967).


O problema é que a imagem bicolor também é uma cópia da fotografia de Alberto Kurda, que tirou o retrato mais famoso, mais compartilhado, mais amado e mais odiado da história.

Ainda bem que Korda era comunista e pouco se importava com os direitos sobre sua imagem Guerrilheiro Histórico, nem mesmo com a fama que o artista irlandês levou a custas de sua fotografia. Para ele, a livre circulação ajudou a reforçar as lutas marxistas e anti-imperialistas mundo afora.

***

Korda gostava mesmo era de fotografar mulheres bonitas.  Mas, segundo ele mesmo comentou, o comandante Fidel decretou uma coisa ainda mais bonita que beleza feminina: a revolução.

O que lhe rendeu fama não foi a bela silhueta feminina, mas a barba, a boina e o olhar de um guerrilheiro em um funeral.

No fim da vida, Korda decidiu começar a processar aqueles que faziam uso comercial e lucrativo de sua fotografia. Foi assim que processou e ganhou contra a Smirnoff. O dinheiro foi todo doado a um hospital de Cuba.


Jim Fitzpatick também passou a proteger a imagem para uso comercial e igualmente doa o dinheiro para o bem comum.

Se quiser usar a imagem de um guerrilheiro, faça isso para lutar pelas causas coletivas. Usos comerciais combinados com intenções reacionárias – como o caso da revista Veja – merecem o nosso repúdio e a devida punição.


Autoria, aberta ou protegida, deve ser sempre reconhecida. Este post é uma homenagem a Korda, que fotografou a imagem mais compartilhada do mundo. E que segue inspirando a todos nós, inclusive na luta contra a Veja e outros veículos que reproduzem o ódio.

A foto acima é de Julio Etchart

2 comentários:

  1. Nicolau, que post fantástico. Não custa nada reconhecer o trabalho dos outros.
    Passei para desejar umas doces Festas e aproveito para agradecer a sua amável presença n'O Berço ao longo do ano.
    Um abraço
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderExcluir
  2. Que as realizações alcançadas neste ano, sejam apenas sementes plantadas que serão colhidas com maior sucesso no ano vindouro. Feliz Natal e boas festas!
    http://www.luceliamuniz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!