Mudanças no SISU: Novo Edital confirma apenas uma chamada



A aprovação de uma única chamada no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi confirmada pelo Ministério da Educação, segundo a Pró-Reitoria da Graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC). A medida atende uma solicitação do Colégio de Pró-Reitores de Graduação das Universidades Federais e deve garantir maior celeridade ao processo de seleção.

O Pró-Reitor de Graduação da UFC, Custódio Almeida, explica que a segunda chamada nunca foi efetiva, com preenchimento de vagas em torno de 15% a 18%. “Preenchemos muitas vagas na primeira chamada e depois na lista de espera. Com o fim dessa chamada, o tempo gasto deixa de existir e as matrículas avançam com maior rapidez”, resume.

As universidades tinham dificuldades em começar as aulas na primeira semana de fevereiro, pois o calendário era atrelado ao Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Com a retirada, o calendário é ajustado a partir de 2016, pois neste ano houve atraso no início das provas. “O ganho de tempo da segunda chamada foi perdido por causa das duas semanas de atraso do Enem, mas estimamos um ganho de 15 dias nos anos seguintes”, completa Custódio.

As inscrições para o Sisu devem ser abertas entre 19 e 24 de janeiro, com resultado nos dias 2 e 5 de janeiro de 2015. A divulgação da segunda chamada, que fica por conta das Universidades, está prevista para o dia 13 de fevereiro. “Depois que for publicado o edital do Sisu a UFC publicará o novo calendário”, informa o Pró-Reitor de Graduação.

Novo processo

Com a alteração, o aluno deve declarar interesse para concorrer a uma vaga no site do SISU/INEP. Depois, será possível o acompanhamento das chamadas no site da Instituição que escolheu. A segunda e as demais chamadas do aluno vão valer para a primeira opção do aluno, que só concorre à sua segunda opção na primeira chamada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!