URCA tem aprovação de três Doutorados Interinstitucionais e um Mestrado



A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou parecer de aprovação de três doutorados interinstitucionais e um mestrado interinstitucional para a Universidade Regional do Cariri (URCA), em parceria com instituições de ensino do País.

Imagem recolhida da página do Governo do Estado do Ceará.
A Universidade comemora as aprovações dos Doutorados Interinstitucionais (Dinter) de Enfermagem, História e Linguística e um Mestrado Interinstitucional em Geografia, ampliando as oportunidades e facilitando as condições para a realização de pós-graduação na Instituição.

A Reitora da URCA, Professora Otonite Cortez, recebeu na tarde desta quinta-feira (27) os coordenadores locais dos cursos ‘strictu sensu’ e representantes dos departamentos de História, Enfermagem e Línguas e Literaturas, além de Geociências, e parabenizou a todos pelo esforço conjunto dos docentes em prol da qualificação. “Essa oportunidade de poder realizar os cursos aqui, em parceria com as instituições de ensino, acontece de forma facilitada, sem que os docentes tenham que se deslocar com tanta frequência, ocorrendo a forma de maneira mais acessível”, diz a Reitora. Ela estendeu as felicitações juntamente com o Vice-Reitor, Professor Patrício Melo.

A Reitora Otonite Cortez ainda destacou o benefício em prol do desenvolvimento institucional, que se fortalece para que no futuro novos cursos ‘strictu sensu’ sejam implantados pela própria Universidade, com um corpo docente qualificado para aprovação de projetos que beneficiem a URCA com cursos de mestrado e doutorado. A Reitora destacou o crescimento no número de doutores nos últimos anos Instituição, que atualmente tem seu quadro de 332 professores efetivos, sendo 105 doutores e mais 37 em fase de doutoramento.

O Minter em Geografia (Geografia Humana) será feito em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) e contará com 10 vagas destinadas aos professores da URCA, concludentes do curso e interessados de área afins de outras instituições. Contará com a coordenação local do Professor Emerson Ribeiro.

O Dinter de Enfermagem, estará com a coordenação local do Professor Germano Pinto e será realizado com a parceria da Universidade Federal do Ceará (UFC).  Serão 10 vagas voltadas aos professores do Departamento; o Dinter de História, com coordenação local da Professora Sônia Meneses, será realizado em conjunto com a Universidade Federal Fluminense (UFF) e terá 15 vagas, sete delas para o Departamento de História da URCA e oito para outras instituições e professores da educação básica. Já o Dinter de Liguística acontece juntamente à Universidade Federal do Ceará (UFC), com a coordenação local do Professor Francisco de Freitas Leite, que espera nos próximos anos a formação pelo Dinter de pelo menos mais 10 professores do Departamento de Línguas e Literaturas.

Os coordenadores locais destacam a possibilidade de qualificação dos docentes, a partir do mestrado e doutorados, com a possibilidade de conquista futura na URCA de cursos de formação ‘strictu sensu’. Em quatro anos, a Universidade conquistou, além dos aprovados recentemente, três doutorados interinstitucionais, nas áreas de Direito, através do Programa de Pós-Graduação em Direito, da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Paraná; Artes, com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e, em Engenharia Mecânica, do programa de Pós-Graduação de Engenharia Mecânica, da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), além de já contar com o outro em Bioquímica Toxicológica, em parceria com a Universidade Santa Maria (UFSM), do Rio Grande do Sul. Além disso, detém o Mestrado Institucional de Bioprospecção Molecular.

A Reitora da URCA ainda destacou o seu apoio irrestrito ao processo de implantação dos cursos, que deve acontecer a partir do próximo ano, com o lançamento dos respectivos editais para o processo de seleção. A Capes é uma agência de fomento à pesquisa brasileira que atua na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados do país.

Fique por dentro:

DINTERS APROVADOS PELA CAPES  E INSTITUIÇÕES PROMOTORAS:

Dinter de História - Universidade Federal Fluminense (UFF)
Dinter de Liguística - Universidade Federal do Ceará (UFC)
Dinter de Enfermagem - Universidade Federal do Ceará (UFC).

MINTER APROVADO PELA CAPES E INSTITUIÇÃO PROMOTORA:

Minter em Geografia (Geografia Humana) - Universidade de São Paulo (USP)

DOUTORADOS INTERINSTITUCIONAIS (DINTERS) DA URCA E PROMOTORAS, JÁ EM ANDAMENTO:

Dinter Direito - Programa de Pós-Graduação em Direito, da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Paraná;
Dinter Artes - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
Dinter Engenharia Mecânica -  Programa de Pós-Graduação de Engenharia Mecânica, da
Universidade Estadual de São Paulo (UNESP);
Dinter Bioquímica Toxicológica -  Universidade Santa Maria (UFSM).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!