Segundo INEP, resultado do ENEM 2014 sairá na 1ª semana de janeiro de 2015


O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 está previsto para sair na primeira semana de janeiro de 2015. A informação foi liberada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em contato realizado pelo Super Vestibular na manhã desta segunda-feira, 10 de novembro.

As provas do Enem 2014 foram aplicadas neste final de semana, nos dias 08 e 09 de novembro, das 13h às 17h30 e das 13h às 18h30, respectivamente. No sábado, a prova foi composta por 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias (geografia, história, sociologia e filosofia) e 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (biologia e química).

No domingo, os inscritos responderam mais 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (português, literatura e inglês ou espanhol) e 45 questões de Matemática e suas Tecnologias (matemática e física), além da confecção de uma redação, que teve como tema “Publicidade infantil em questão no Brasil". O tema surpreendeu os candidatos.

As notas dos testes também devem ser liberadas no dia do resultado do Enem. De acordo com o Guia do Participante, a nota da prova objetiva não é calculada levando-se em conta somente o número de questões corretas, mas também a coerência das respostas do participante diante do conjunto das questões que formam a prova realizada. Sendo assim, mesmo que o candidato confira quantas questões acertou, ele ainda não saberá ao certo a nota que ele tirou nos exames.

Em 2009, o Enem passou por uma reformulação, na qual o Inep adotou uma nova metodologia de correção das questões objetivas: a Teoria de Resposta ao Item (TRI). Além de avaliar as habilidades e conhecimentos do estudante, ela também foi instituída com a proposta de detectar os chutes cometidos pelos alunos.

A partir dessa ideia, o Inep dividiu as questões objetivas do Enem conforme os graus de dificuldade. A prova é constituída, basicamente, por 25% de perguntas fáceis, 50% intermediárias e 25% difíceis. Segundo a TRI, o candidato que erra questões fáceis não consegue responder as difíceis e vice-versa. Assim, após identificar o perfil do aluno, o sistema detecta as respostas fora do padrão, considerando-as como “chutes”.


Via Vestibular Mundo Educação

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